Matemática : que tensão é essa? : um estudo sobre as representações sociais de um grupo de alunos da primeira série do Ensino Médio de um Instituto Federal mineiro.

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Data
2020
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Resumo
Percebe-se que algumas pessoas compartilham da ideia de que a Matemática é uma disciplina importante e indispensável no desenvolvimento científico e de outras áreas. Ao mesmo tempo, consensos sobre ela como algo “difícil”, “reservada a poucos” são criados e compartilhados por alguns estudantes, professores, pais, mídia e sociedade em geral. Não é raro ouvirmos relatos de pessoas que experimentaram algum momento ruim com a Matemática. Esses relatos compartilhados e os mitos criados contribuem para o desenvolvimento de sentimentos relacionados a essa disciplina como medo e aversão que, de alguma forma, interferem no processo de aprendizagem dessa disciplina. Considerando essa situação, compreende-se que, ao entender os motivos dessa rejeição, podem-se buscar intervenções com o intuito de tornar o ensino da Matemática mais atrativo e menos árido. Diante desse quadro, buscou-se investigar se a Matemática é algo que tensiona um grupo de estudantes e, se isso ocorrer, investigar como essas tensões mudam a forma de pensar, sentir e agir. A pesquisa baseou-se na Teoria das Representações Sociais proposta por Moscovici em 1978 e seus desdobramentos, particularmente a abordagem dimensional/processual definida por Jodelet em 2001. Os dados foram coletados por meio de questionário e entrevistas a 10 estudantes da 1ª série do Ensino Médio de um Instituto Federal do Estado de Minas Gerais e analisados a partir das dimensões criadas por Ramos em sua pesquisa de doutorado em 2003 e interpretados à luz da Teoria das Representações Sociais. Os resultados evidenciaram que, para os estudantes da pesquisa, a linguagem própria da Matemática dificulta sua aprendizagem e a explicação do professor serve para facilitar ou dificultar esse processo. Sua dedicação aos estudos e atenção às explicações do professor contribuem para o sucesso nessa disciplina. Um relacionamento ruim entre estudante e professor pode gerar desinteresse pela aprendizagem da Matemática. O gosto pelo estudo, embora muitos dos estudantes tenham revelado dificuldades para aprender Matemática, é justificado a partir da utilidade percebida nos conteúdos dessa disciplina para a futura profissão. A superação do medo, a dedicação aos estudos e o amparo do professor contribuíram para o aumento da motivação para aprender. As representações sociais de familiares, professores, amigos e colegas de sala de aula influenciaram nas representações desses estudantes. A ideia estereotipada de que “tudo tem Matemática” foi mencionada várias vezes por eles. A Matemática como algo útil, algo fácil e algo pouco útil são algumas das representações sociais que tencionaram os estudantes. A partir de uma reflexão sobre as representações sociais dos estudantes frente à Matemática é possível que o professor intervenha na sala de aula de modo a amenizar o quadro de rejeição diante dessa disciplina. Esse estudo pode proporcionar uma investigação capaz de dar voz ao estudante de modo a colocar em relevo a sua forma de pensar, sentir e agir sobre a Matemática.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Educação matemática, Representação social da matemática, Ensino médio
Citação
JESUS, Rossely Valoni de. Matemática: que tensão é essa?: um estudo sobre as representações sociais de um grupo de alunos da primeira série do Ensino Médio de um Instituto Federal mineiro. 2020. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.