Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12298
Title: Epistemologia da prática profissional de uma professora de matemática bem-sucedida.
Authors: Mendes, Rodrigo Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Torisu, Edmilson Minoru
Keywords: Educação matemática
Epistemologia da prática profissional
Gestão da classe
Gestão da matéria
Saberes docentes
Issue Date: 2020
metadata.dc.contributor.referee: Torisu, Edmilson Minoru
Bosco, Cláudia Starling
Nunes, Célia Maria Fernandes
Citation: MENDES, Rodrigo Silva. Epistemologia da prática profissional de uma professora de matemática bem-sucedida. 2020. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
Abstract: Este estudo teve por objetivo desvelar os saberes que uma professora de Matemática do Ensino Fundamental (que atribuímos o nome fictício de Maria) efetivamente mobiliza em suas práticas de sala de aula e que a tornam uma professora bem-sucedida. Para a construção dos dados, foram realizadas entrevistas com a professora, observações de suas aulas, além da aplicação de um questionário aos seus alunos. Tal acompanhamento foi feito em três turmas de Ensino Fundamental 2, sendo duas turmas de sexto ano e uma turma de oitavo ano, ambas em uma escola pública de ensino da rede estadual do interior de Minas Gerais. Os dados coletados nas entrevistas e as observações das aulas, que foram descritas encontro a encontro, nos permitiram, baseados nas ideias de Gauthier, apresentar a gestão da matéria e gestão da classe dessa professora. Essas gestões foram o fio condutor para que, ao final, pudéssemos compor uma epistemologia da prática profissional da professora. Vale ressaltar que, embora tenhamos trazido à tona as ideias de vários autores sobre saberes docentes, ao tentarmos desvelar os saberes da prática da professora, não nos preocupamos em inseri-los na tipologia apresentada por esses autores. Os resultados evidenciaram que os saberes de Maria são vários: saberes adquiridos na interação com os pares, saberes oriundos do conhecimento dos alunos, saberes do afeto na relação professor aluno, saberes oriundos de sua prática e saberes da formação inicial, continuada e de conexão com o mundo globalizado. Em decorrência desses resultados criou-se um ambiente propício à reflexão das ações exercidas pela professora, que são importantes para o ensino da Matemática, além de possibilitar uma reflexão do pesquisador em relação às suas próprias práticas.
metadata.dc.description.abstracten: This study aimed to reveal the knowledge that an elementary school mathematics teacher (which we assign the fictitious name to Maria) effectively mobilizes in her classroom practices and that makes her a successful teacher. For the construction of the data, interviews were carried out with the teacher, observations of her classes, in addition to application of a questionnaire to her students. Such monitoring was done in three classes of Elementary School 2, two 6th grade classes and one 8th grade class, both in a public school of the State Network of the interior of Minas Gerais. The data collected in the interviews and the classes' observations, which were described from meeting to meeting, allowed us, based on Gauthier's ideas, to present this teacher's management of the subject and the class. These actions were the guiding thread so that, in the end, we could compose an epistemology of the teacher's professional practice. It is worth mentioning that, although we have brought up the ideas of several authors about teaching knowledge, when trying to unveil the knowledge of the teacher's practice, we are not concerned with inserting them in the typology presented by these authors. The results showed that Maria knowledges are several: acquired knowledges in the interaction with peers, knowledges derived from the knowledge of students, knowledges of affection in the teacher-student relationship, knowledges derived from her practice and knowledges from initial, continuing education and connection with the globalized world. As a result of these results, a favorable environment was created for the reflection of the actions performed by the teacher, which are important for the teaching of Mathematics, in addition to enabling the researcher to reflect on their own practices.
Description: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12298
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 27/05/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:PPGEDMAT - Mestrado profissional (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_EpistomologiaPráticaProfissional.pdf1,4 MBAdobe PDFView/Open
PRODUTO_SaberesDocentesEmergem.pdf730,87 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons