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http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12262
Título: | Perfil e prática docente das professoras que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. |
Título(s) alternativo(s): | Teaching profile and practice of teachers teaching sciences in the initial series. |
Autor(es): | Almeida, Sheila Alves de |
Palavras-chave: | Formação de professoras Teacher training Science education Early years of elementary school |
Data do documento: | 2019 |
Referência: | ALMEIDA, S. A. de. Perfil e prática docente das professoras que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 578-593, jul./dez. 2019. Disponível em: <http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/433>. Acesso em: 10 mar. 2020. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar o perfil e as atividades valorizadas pelas professoras que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental na cidade de Mariana-MG. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários distribuídos a 55 professoras de escolas públicas. A análise dos resultados mostrou que, apesar da grande maioria das professoras possuir curso superior e, portanto, ter frequentado disciplinas metodológicas sobre o ensino de ciências, o curso não influenciou suas práticas. Conclui-se que, embora as professoras não neguem a importância das aulas de Ciências, esse conhecimento não possui o mesmo status das aulas de português e matemática. Para as professoras pesquisadas, atividades experimentais como as realizadas nas aulas de Ciências não se constituem parte do cotidiano de suas práticas pedagógicas, embora não neguem a importância dessa disciplina. |
Resumo em outra língua: | This paper aims to present the profile and activities valued by teachers who teach science in the early years of elementary school in the city of Mariana-MG. Data collection was performed by applying questionnaires distributed to 55 teachers from public schools. The analysis of the results showed that, although the vast majority of the teachers had a college degree and, therefore, attended methodological disciplines about science teaching, the course did not influence their practices. It is concluded that although the teachers do not deny the importance of science classes, this knowledge does not have the same status as Portuguese and math classes. For the teachers researched, experimental activities such as those performed in science classes are not part of the daily routine of their pedagogical practices, although they do not deny the importance of this discipline. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12262 |
DOI: | https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p578-593.id433 |
ISSN: | 2526-2149 |
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