Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12224
Título: O lúdico no ensino de fotossíntese : jogo de baralho para a educação básica.
Título(s) alternativo(s): The playful in the photosynthesis education : player board for the basic education.
Autor(es): Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Lana, Márcia Priscilla Castro
Palavras-chave: Jogos pedagógicos
Ensino fundamental
Ensino médio
Educational games
Elementary school
Data do documento: 2019
Referência: SILVA, F. A. R. e; LANA, M. P. C. O lúdico no ensino de fotossíntese: jogo de baralho para a educação básica. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, Foz do Iguaçu, v. 3, n. 1, p. 137-149, jan./jul. 2019. Disponível em: <https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/1733>. Acesso em: 10 mar. 2020.
Resumo: Atividades veem sendo elaboradas para auxiliar no ensino de conhecimentos e conceitos científicos com a associação de aulas expositivas, leitura de imagens e de textos de gêneros variados. Este artigo apresenta mais uma alternativa com a utilização de um jogo didático que pode ser adaptado a diferentes níveis de dificuldades (I, II e III) podendo ser aplicados na Educação Básica com a finalidade de proporcionar a professores uma ferramenta didática para o ensino de fotossíntese. O jogo é composto de um baralho colorido que contém os reagentes e produtos da reação de fotossíntese, presentes nas cartas amarelas, e também cartas de ação, vermelhas e verdes, que dão movimento à partida, Além de ser um instrumento para abordar o ensino de fotossíntese, o jogo abre possibilidades para o aprendizado de relações ecológicas como a competição, uma vez que há dentre as cartas de ação a possibilidade de retirar reagentes e produtos do oponente.
Resumo em outra língua: Activities are seen being elaborated to assist in the teaching of scientific concepts with the association of lectures, reading of images and texts of varied genres. This article presents another alternative with the use of a didactic game that can be adapted to different levels of difficulties (I, II and III) and can be applied in Basic Education in order to provide teachers with a didactic tool for the teaching of photosynthesis. The game consists of a colored deck containing the reagents and photosynthesis reaction products present in the yellow cards, as well as red and green action cards that give movement at the start. Besides being an instrument to approach the teaching of photosynthesis, the game opens up possibilities for the learning of ecological relations such as competition, since there are among the action cards the possibility of withdrawing reagents and products from the opponent.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12224
DOI: http://dx.doi.org/10.30691/relus.v3i1.1733
ISSN: 2527-2624
Licença: O periódico Revista Eletrônica Ludus Scientiae permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1827>. Acesso em: 21 maio 2020.
Aparece nas coleções:DEBIO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_LúdicoEnsinoFotossíntese.pdf819,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.