Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12148
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorMiranda, Sérgio Ricardo Neves dept_BR
dc.contributor.advisorOliveira, Luis Renato Gouvea dept_BR
dc.contributor.authorBatista, Cristiano Dutra-
dc.date.accessioned2020-05-05T17:55:16Z-
dc.date.available2020-05-05T17:55:16Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBATISTA, Cristiano Dutra. Teísmo aberto: uma proposta de resolução para o problema da presciência divina versus o livre-arbítrio humano. 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12148-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de apresentar a teoria do Teísmo Aberto como opção de resolução para o problema filosófico do conflito entre o atributo divino da presciência e o livre arbítrio humano. A escolha por essa solução e não outra deve-se a sua relevância e atualidade. Para tanto, apresentará as bases teóricas para o desenvolvimento do debate que consiste na apresentação das principais teorias sobre os conceitos-chave que serão trabalhados, a saber: a natureza de Deus e seus atributos, sua relação com o homem e a criação e sua providência. Uma vez feita essa contextualização, apresentará o problema e a respectiva tentativa de solução para ele de duas visões concorrentes. A primeira, chamada de “Presciência Simples”, admite que não há conflito entre presciência divina e livre arbítrio com base no princípio de necessidade acidental. A segunda, chamada de “Molinismo”, compatibiliza a presciência divina com o livre-arbítrio com base no conhecimento de Deus acerca dos contrafactuais. Em seguida, dedicará um capítulo inteiro a apresentação do Teísmo Aberto. Com base nessa última teoria será feita a crítica às outras duas anteriores. Concluirá que, em comparação com as teorias apresentadas, o Teísmo Aberto comprova ser filosoficamente superior às teorias concorrentes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectTeísmo abertopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectMolinismopt_BR
dc.subjectLivre arbítrio e determinismopt_BR
dc.titleTeísmo aberto : uma proposta de resolução para o problema da presciência divina versus o livre-arbítrio humano.pt_BR
dc.title.alternativeOpen theism : a proposed resolution to the problem of divine foreknowledge versus human free will.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/04/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeMiranda, Sérgio Ricardo Neves dept_BR
dc.contributor.refereeOliveira, Luis Renato Gouvea dept_BR
dc.contributor.refereePortugal, Agnaldo Cuocopt_BR
dc.description.abstractenThis paper aims to present the theory of Open Theism as a solution option for the philosophical problem of the conflict between the divine attribute of foreknowledge and the human free will. The choice for this solution, and not another, is due to its relevance and topicality. Therefore, it will introduce the theoretical bases for the development of the debate that consists in presenting the main theories about the key concepts that will be worked, namely: God’s knowledge and his attributes, his relation with the men and the creation, and his providence. Once this contextualization is done, it will present the problem and the respective attempted solution for it of two competing visions. The first, called “Simple Foreknowledge”, agree that there is no conflict between divine fore-knowledge and free will grounded in the principle of accidental necessity. The second, called “Molinism”, makes divine foreknowledge compatible with free will grounded in God’s knowledge about the counterfactuals. Then, will devote an entire chapter to presenting the Open Theism. Based on this last theory, criticism will be made of the other two previous. Will conclude that, compared to the theories presented, Open Theism proves to be philosophically superior to competing theories.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGFIL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_TeísmoAbertoProposta.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons