Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12147
Título: Análise de perfil de egressos dos cursos autoinstrucionais em saúde da pessoa Idosa da secretaria executiva da UNA-SUS.
Título(s) alternativo(s): Analysis of learners’ profile for self-instructional courses on the health of the elderly produced by the open University of SUS (UNA-SUS).
Autor(es): Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
Mota, Laura Gris
Oliveira, Vinícius de Araújo
Lemos, Alysson Feliciano
Hoffman, Maria Cristina Lopes Correa
Amstalden, Ana Lúcia Ferraz
Palavras-chave: Educação a distância
Aprendizagem baseada em problemas
Data do documento: 2019
Referência: SAVASSI, L. C. M. et al. Análise de perfil de egressos dos cursos autoinstrucionais em saúde da pessoa Idosa da secretaria executiva da UNA-SUS. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, Fortaleza, v. 4, n. especial II, p. 20-34, jul. 2019. Disponível em: <http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/41584>. Acesso em: 10 fev. 2020.
Resumo: Objetivo: descrever a construção de estratégias educacionais e o perfil dos egressos dos dois primeiros cursos autoinstrucionais do Programa de Qualificação em Saúde da Pessoa Idosa (PQSPI). Método: análise descritiva do perfil de egressos do PQSPI, a partir de banco de dados consolidado da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), em cursos desenhados sob construção reversa. Cursos conceberam-se sob dois formatos diferentes, desenvolvidos por três equipes distintas, com a parceria e homologação da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde. Resultados: foram desenvolvidos dois cursos, distribuídos em sete ofertas, entre 2016 e 2018, voltados para: profissionais de nível superior, especialmente médicos/enfermeiros, curso 1; e técnicos/auxiliares de enfermagem (TAE) e agentes comunitários de saúde (ACS), curso 2. O público mais comum em todos os cursos foi de estudantes (37,9%). Dentre os profissionais, os TAE superaram médicos e os ACS foram o 4º público mais frequente no curso 1; no curso 2, os TAE e os ACS foram os mais frequentes, com taxas de conclusão em torno de 50%. Conclusão: demonstrou-se maior interesse de estudantes, TAE e ACS nos cursos autoinstrucionais, sendo necessário estudar melhor sua participação. Os TAE e ACS têm menos oportunidade de capacitação, sendo um público estratégico para ações futuras.
Resumo em outra língua: Aims: to describe the construction strategy and the learners’ profile of the two initial selfinstructional courses on the Health of the Elderly Qualification Program (PQSPI). Method: descriptive analysis of the PQSPI learner’s profile from the Open University of SUS (UNASUS) consolidated database. The courses were designed based on reverse construction, when the learning objectives are the first to be drawn, followed by the activities, and then, the theoretical content is developed from it. The reverse construction involved 5 different formats, 3 production teams, and was approved by the Coordination of the Elderly from the Ministry of Health. Results: two courses with 7 educational offers were developed, directed to: graduated professionals, mainly physicians and nurses, course 1; Nursing technicians/assistants (NTA) and community health agents (CHA), course 2. The most common public for all courses was mainly composed by graduation students, demonstrating undergraduate’s interest in permanent education courses. NTA outperformed physicians and CHA were the fourth most common professional audience in course 1. In course 2, NTA and CHA were the most common audience and had completion rates around 50%. Conclusion: greater interest from students, NTA, and CHA in self-instructional courses was demonstrated, so it’s necessary to study in depth their participation. NTA and CHA have less opportunity for competencies building, being a strategic audience for future actions.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12147
ISSN: 2525-9563
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, exceto onde identificado, estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais <http://periodicos.ufc.br/resdite/about>. Acesso em: 05 maio 2020.
Aparece nas coleções:DEMSC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AnálisePerfilEgressos.pdf454,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.