Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12127
Título: Compactação e erosão de trilhas geoturísticas de parques do quadrilátero ferrífero e da serra do espinhaço meridional.
Título(s) alternativo(s): Compacting and erosion of geotourist trails of the Quadrilátero Ferrífero and Serra do Espinhaço Meridional parks.
Autor(es): Fonseca Filho, Ricardo Eustáquio
Varajão, Angélica Fortes Drummond Chicarino
Castro, Paulo de Tarso Amorim
Palavras-chave: Manejo de trilhas
Penetrometria
Área Seccional Transversal
Data do documento: 2019
Referência: FOSENCA FILHO, R. E.; VARAJÃO, A. F. D. C.; CASTRO, P. de T. A. Compactação e erosão de trilhas geoturísticas de parques do Quadrilátero Ferrífero e da Serra do Espinhaço Meridional. Revista Brasileira de Geomorfologia, v. 20, n. 4, p. 825-839, 2019. Disponível em: <http://www.lsie.unb.br/rbg/index.php/rbg/article/view/1561>. Acesso em: 10 mar. 2020.
Resumo: As trilhas e seu conteúdo, em maior parte os solos, tendem a não serem monitoradas, seja em ambientes urbanos seja natural, como as unidades de conservação. O uso público por meio do turismo em parques se utiliza das trilhas para usufruto dos atrativos, impactando a superfície (e subsuperfície) dos solos. Pretendeu-se no presente trabalho identificar os níveis de compactação e de erosão dos solos como fatores de alterações ambientais negativas nas trilhas: Pico do Itacolomi - Parque Estadual do Itacolomi, Campo Ferruginoso - Parque Estadual Serra do Rola Moça e Cachoeira da Farofa - Parque Nacional da Serra do Cipó. A metodologia incluiu teste de resistência do solo (compactação) ao penetrômetro de cone com anel dinamométrico e medição da Área Seccional Transversal (erosão). Os resultados demonstram que: o leito das trilhas é, em geral, mais resistente que as margens (áreas não pisoteadas); e há uma correlação diretamente proporcional da litologia com a compactação e a erosão (filitos>quartzitos>canga). A fragilidade dos diferentes substratos (sedimentos de aluvião; quartzitos e filitos; e canga dos campos rupestres hematíticos) somada ao pisoteio sem monitoramento pode aumentar a degradação das trilhas, sugerindo-se revisão das normas de visitação.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12127
DOI: http://dx.doi.org/10.20502/rbg.v20i4.1561
ISSN: 2236-6040
Licença: A Revista Brasileira de Geomorfologia permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico  em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida por mediante preenchimento de formulário enviado por e-mail em 27 jan. 2014.
Aparece nas coleções:DEGEO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CompactaçãoErosãoTrilhas.pdf3,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.