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Título: Análise do desenvolvimento de aprendizagens nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal em uma sequência didática sobre o uso de agroquímicos fundamentada na modelagem analógica.
Autor(es): Lima, Adriana Moreira
Orientador(es): Mozzer, Nilmara Braga
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem - estudantes do ensino médio
Aprendizagem de atitudes
Pensamento crítico - estudantes
Química agrícola
Data do documento: 2019
Membros da banca: Mozzer, Nilmara Braga
Paulo, Jacks Richard de
Nunes Neto, Nei de Freitas
Referência: LIMA, Adriana Moreira. Análise do desenvolvimento de aprendizagens nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal em uma sequência didática sobre o uso de agroquímicos fundamentada na modelagem analógica. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.
Resumo: Este trabalho apresenta como objetivo central investigar as aprendizagens dos estudantes nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal ao serem envolvidos na discussão da Questão Sociocientífica (QSC) sobre o uso dos agroquímicos como uma alternativa para controlar a transmissão de doenças pelo mosquito Aedes aegypti em uma Sequência Didática (SD) fundamentada na modelagem analógica. Nesse contexto, as QSC são assumidas como problemáticas sociais controversas que possuem ligações científicas ou processuais com a ciência, mas cuja solução não pode ser inteiramente determinada por considerações científicas. A modelagem analógica é entendida como o processo de elaboração, crítica e refino de modelos e analogias, os quais desempenham neste processo o papel de ferramentas de pensamento e linguagem e que, por isso, podem justificar a promoção de aprendizagens nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal necessárias para a formação de cidadãos engajados e capazes de dialogar criticamente. A pesquisa foi realizada com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual, situada no munícipio de Itabirito, Minas Gerais. Um grupo de quatro estudantes foi selecionado como nossa amostra em virtude, principalmente, de sua participação efetiva durante as aulas que realizamos a pesquisa. As aulas da SD foram registradas em áudio e em vídeo. Também foram realizadas anotações de campo e uma entrevista com os estudantes pesquisados. Para a análise de dados, transcrevemos toda a discussão ocorrida durante a SD e elaboramos um estudo de caso, a partir de uma análise detalhada dos episódios de ensino, ou seja, dos momentos extraídos das aulas, em que evidenciávamos aprendizagens dos estudantes nas três dimensões. Em seguida, sintetizamos essas aprendizagens e as associamos às etapas da modelagem analógica e aos outros fatores que reconhecemos como importantes para a sua promoção. A partir da análise de nossos dados, conseguimos identificar alguns pontos importantes em nosso estudo, dentre eles o fato da modelagem analógica fornecer oportunidades para que os estudantes desenvolvessem diferentes aprendizagens conceituais e procedimentais. A pouca expressividade das aprendizagens atitudinais refletida em uma baixa criticidade em relação à tomada de decisão dos estudantes, nos alerta sobre a necessidade de auxiliar os estudantes a refletir sobre evidências e valores. Como implicação desses resultados, algumas modificações importantes foram propostas para a SD e um possível e futuro desenvolvimento da mesma em novos contextos de ensino foi vislumbrado.
Resumo em outra língua: This work presents as a central objective to investigate the students' learning in the conceptual, procedural and attitudinal dimensions when being involved in the discussion of the Socio-scientific Issues (SSI) on the use of agrochemicals in the control of the Aedes aegypti mosquito in a Didactic Sequence (DS) based on analogical modeling. In this context, SSI are assumed to be controversial social problems that have scientific or procedural links to science, but whose solution cannot be determined entirely by scientific considerations. Analogical modeling is understood as the process of elaboration, critique and refining of models and analogies, which play in this process the role of thought and language tools and which, for this reason, can justify the promotion of learning in the conceptual, procedural and attitudinal dimensions necessary for the formation of citizens engaged and able to dialogue critically. The research was carried out with students of the third year of the High School of a public school, located in the municipality of Itabirito, Minas Gerais. A group of four students was selected as our sample mainly because of their effective participation during the classes we conducted the research. DS classes were recorded in audio and video. Field notes and an interview with the students were also carried out. For the analysis of data, we transcribed all the discussion that occurred during DS and we elaborated a case study, from a detailed analysis of the teaching episodes, that is, of the moments extracted from the classes, in which we evidenced the students' learning in the three dimensions. Next, we synthesize these learning and associate them with the steps of analogical modelling and the other factors that we recognize as important for their promotion. From the analysis of our data, we were able to identify some important points in our study, among them the fact that analogical modelling provides opportunities for students to develop different conceptual and procedural learning. The low expressiveness of attitudinal learning reflected in a low criticality in relation to student decision-making, alerts us to the need to help students reflect on evidence and values. As implication of these results, some important modifications were proposed for DS and a possible and future development of the same in new teaching contexts was envisaged.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11937
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 28/02/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
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