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dc.contributor.advisorPrado, Jan Alyne Barbosapt_BR
dc.contributor.authorMenezes, Natália Ferraz-
dc.date.accessioned2020-02-17T10:49:43Z-
dc.date.available2020-02-17T10:49:43Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMENEZES, Natália Ferraz. Aproximações entre newsgames e jornalismo: uma análise do jogo Sweatshop. 2019. 97 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11915-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo identificar elementos do jornalismo nos newsgames. A fundamentação se baseia na compreensão dos newsgames como um subgênero que detém características do supergênero dos jogos digitais, ao mesmo tempo em que dialoga com o jornalismo, como especificidade. Foram discutidos aspectos como a definição de newsgames, a noção de gênero em multimodalidade, a composição dos jogos digitais, formas de produção de sentido em jogos. Em relação aos elementos de relevância do jornalismo, discute-se as relações com a realidade, enquadramento, retórica e temporalidade. Na análise, o trabalho se volta para Sweatshop, um newsgame que aborda a questão da exploração de trabalhadores em fábricas de itens de vestuário. As aproximações com o jornalismo foram identificadas a partir da combinação do modelo de composição dos gêneros digitais de Eckkrammer (2019) e da arquitetura semântica dos jogos digitais de Flanagan e Nissenbaum (2016). A análise permitiu a observação do esforço de equilíbrio entre o diálogo com o jornalismo e um design preocupado com a experiência de gameplay, construído a partir da integração constituída entre ambos. Mesmo com algumas incongruências, Sweatshop cumpre as funções do subgênero e tece uma crítica à exploração dos trabalhadores por meio de seu discurso multimodal.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectVídeogamespt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectJornalismo - aspectos sociaispt_BR
dc.subjectInterfaces de usuário multimodal - sistemas de computaçãopt_BR
dc.titleAproximações entre newsgames e jornalismo : uma análise do jogo Sweatshop.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 26/12/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereePrado, Jan Alyne Barbosapt_BR
dc.contributor.refereeFerreira, Emmanoel Martinspt_BR
dc.contributor.refereeRodrigues, Hila Bernadete Silvapt_BR
dc.description.abstractenThis study aims to identify elements of journalism in newsgames. The foundation is based on the understanding of newsgames as a subgenre that shares features with the supergenre of digital games, while dialoguing with journalism as specificity. Aspects such as the definition of newsgames, the notion of genre in multimodality, the composition of digital games, ways of producing meaning in games have been discussed. Regarding the relevant elements of journalism, we discuss the relations with reality, framing, rhetoric and temporality. In the analysis, the work turns to Sweatshop, a newsgame that addresses the issue of worker exploitation in apparel factories. The approaches to journalism were identified from the combination of Eckkrammer's (2019) digital genre composition model and Flanagan and Nissenbaum’s (2016) semantic architecture of digital games. The analysis allowed for the observation of the effort to achieve balance between its dialogue with journalism and a design concerned with the gameplay experience, created from the integration constituted between them. Even with some incongruities, Sweatshop fulfills the subgenre’s functions and weaves a critique of workers' exploitation through its multimodal discourse.pt_BR
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