Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11884
Título: Uso de simulação de eventos discretos para análise e refinamento do plano de produção de mina.
Autor(es): Rachid, Mayra Silva
Orientador(es): Cabral, Ivo Eyer
Palavras-chave: Pesquisa operacional
Métodos de simulação
Plano de lavra
Data do documento: 2019
Membros da banca: Cabral, Ivo Eyer
Arroyo Ortiz, Carlos Enrique
Fernandes, Eunírio Zanetti
Referência: RACHID, Mayra Silva. Uso de simulação de eventos discretos para análise e refinamento do plano de produção de mina. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mineral) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: Este trabalho aborda a utilização de simulação computacional por eventos discretos como ferramenta de apoio na análise e refinamento do plano de produção e de lavra. O modelo proposto visa capturar características de uma operação mineira, que nos métodos e ferramentas comumente utilizados para elaboração destes planos geralmente não são consideradas, já que não consideram a natureza estocástica das variáveis e toda a complexidade do empreendimento. Como resultado pôde-se constatar a importância de modelar os eventos que ocorrem ao longo do tempo, com variações e interações do sistema, para fornecer uma previsão precisa do desempenho e capacidades da instalação sob várias condições, tornando o processo de validação do plano de lavra e consequentemente do plano de produção mais confiável, reduzindo incertezas e minimizando riscos. Durante a elaboração do trabalho foi identificado ainda que o modelo de simulação pode ajudar na tomada de decisão e a identificar gargalos no processo produtivo e na definição de investimentos, bem como gerar uma maior compreensão do modelo real simulado.
Resumo em outra língua: This work addresses the use of discrete event computational simulation as a support tool in the analysis and refinement of the production and mining plan. The proposed model aims to capture characteristics of a mining operation, which in the methods and tools commonly used to elaborate these plans are generally not considered, since they do not consider the stochastic nature of the variables and all the complexity of a mine. As a result, it was noted the importance of modeling events that occur over time, with system variations and interactions, to provide accurate prediction of plant performance and capabilities under various conditions, making the mine plan validation process and consequently the most reliable production plan, reducing uncertainties and minimizing risks. During the elaboration of the work it was also identified that the simulation model can help in decision making and identify bottlenecks in the productive process and the definition of investments, as well as generate a greater understanding of the real model.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11884
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/01/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEM - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_UsoSimulaçãoEventos.pdf2,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons