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Título: A moralização do tempo em Simão de Nantua ou o Mercador de Feiras : experiência da história, imprensa e linguagem sentimental na cultura histórica brasileira como contexto da Abdicação (1831- 1834).
Autor(es): Oliveira, João Luís Cardoso de
Orientador(es): Araújo, Valdei Lopes de
Palavras-chave: Brasil - história - abdicação
Historiografia - Brasil
Educação moral e cívica
Educação - história
Data do documento: 2019
Membros da banca: Araújo, Valdei Lopes de
Rangel, Marcelo de Mello
Silva, Weder Ferreira da
Referência: OLIVEIRA, João Luís Cardoso de. A moralização do tempo em Simão de Nantua ou o Mercador de Feiras: experiência da história, imprensa e linguagem sentimental na cultura histórica brasileira como contexto da Abdicação (1831- 1834). 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.
Resumo: Esta dissertação de mestrado está dividida em três capítulos. O primeiro analisará a experimentação brasileira da experiência da história aberta pelo movimento da Abdicação de Dom Pedro I em favor de seu filho D. Pedro II em 1831, assim como o comportamento da imprensa periódica no tocante ao evento. Discorrendo desde sua repercussão até ao aparecimento sintomático da obra Simão de Nantua ou o mercador de feiras de Pierre de Jussieu, na semana que antecederia a Abdicação. O processo aberto pela Abdicação geraria um desejo por setores conservadores, de regenerar Portugal no Brasil, desejo este findado pela morte de Dom Pedro I em Portugal em 1834. Utilizando dos fios condutores lançados com o evento analisa assim o processo de aceleração do tempo histórico pelo léxico instrumentalizado na imprensa periódica e livreira na tentativa de produção de um clima histórico estável. O segundo capítulo analisa os debates e situações que puderam gerar a emergência da obra de Jussieu no Brasil, a recepção da mesma na França, o debate sobre as edições em língua portuguesa, suas apropriações no Brasil, a instrução elementar no Brasil como prelúdio de um projeto moral para a nação recém independente, dentre outros aspectos fundamentais que revelam como Brasil e França, a partir da mesma obra e em contextos e situações diferentes buscaram produzir formas e medidas para conformação social em torno de objetivos comuns. Realizando assim uma análise sobre como a recepção e disseminação de uma obra pode ser sintomática aos quadros sociais e políticos que estavam em curso. O terceiro e último capítulo se detém a uma leitura e análise detalhadas de toda a obra francesa, publicada no Brasil e usada como livro de educação moral e cívica durante todo o Império do Brasil após seu lançamento; assim como sua linguagem sentimental de viés romântico buscará conformar uma experiência da história que teria na moral moderna de Nantua possivelmente sua maior fonte para tomada de decisões. Tal esforço deve ser visto também como um trabalho de historiografia brasileira da educação e história da educação, neste caso, através da educação moral e cívica no Brasil Império.
Resumo em outra língua: This master’s dissertation is divided into three chapters. The first analyses the Brazilian experimentation of the historical experience opened up by the Abdication move made by Dom Pedro I in favor of his son D. Pedro II in 1831, as well as the behavior of the daily press in relation to the event. Detailing from it’s repercussion to the symptomatic appearance of the work Simon de Nantua, Ou Le Marchand Forain written by Pierre de Jussieu, in the week which precedes the Abdication. The process opened by the Abdication, would create a desire in most conservative sectors to regenerate Portugal in Brazil, a desire which would end with the death of Dom Pedro I in Portugal in 1834. Making use of the tensions created by the event analyses the process of the acceleration of the historical time by lexicon used as an instrument by the daily press and book publisher in the attempt to produce a stable historical setting. The second chapter analyses the debate and situations that set up the conditions for the emerging of Jussieu’s work in Brasil, it’s reception in France, the debate about the editions in Portuguese, the appropriation of it in Brasil, its use in the elementary education in Brasil as a prelude to a moral project to the recently independent nation, among other fundamental aspects which reveal how Brazil and France, starting from the same work but in different contexts and settings, tried to find ways and create measures to achieve social conformity towards common objectives. The chapter creates an analysis about how the reception and dissemination of a literary work can be symptomatic to the political and social framework in place at the time. The third and final chapter focuses on the reading and detailed analysis of the entire French work published in Brazil and used as Moral and Civic’s textbook across the entire Brazilian empire after it’s launch; as well as its sentimental language with romantic tone will try to shape a historical experience which would have in the modern moral of Nantua possibly its greatest source for decision making. This thesis should also be seen as work on brasilian historiography of education the history of education, in this case through moral and civic educatio in the Empire Brazil.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11849
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 05/12/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGHis - Mestrado (Dissertações)

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