Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11832
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Ana Carolina Limapt_BR
dc.contributor.authorRebouças, Raquel Paixão-
dc.date.accessioned2019-11-29T15:20:39Z-
dc.date.available2019-11-29T15:20:39Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationREBOUÇAS, Raquel Paixão. Experimentos e experiências nas fotografias de Earthly Bodies: Irving Penn's Nudes, 1949-50. 2019. 127 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11832-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractO fotógrafo estadunidense Irving Penn (1917-2009) produziu, entre 1949 e 1950, uma série de nus femininos. Apesar de concebido em meados do século XX, esse ensaio só foi divulgado no ano de 2002, em livro e exposição intitulados Earthly Bodies: Irving Penn’s Nudes, 1949- 50, ambos organizados pela então curadora do Departamento de Fotografia do Metropolitan Museum of Art’s em Nova Iorque, Maria Morris Hambourg. Essas imagens, ainda mais considerando o deslocamento temporal, chamam atenção por apresentarem os corpos de maneira inusitada, configurando-se a partir de características pouco exploradas em outros nus fotográficos. No presente estudo, busca-se analisar as fotos de Penn pelo teor experimental que carregam, resultado de investidas do fotógrafo capazes de possibilitar novas experiências na instância espectatorial. Na execução deste trabalho, duas estratégias metodológicas foram aplicadas. A primeira foi a pesquisa bibliográfica, que construiu inicialmente um panorama histórico de diversos nus produzidos nos âmbitos erótico e artístico e, posteriormente, resgatou a trajetória fotográfica de Penn a fim de entender a criação das imagens de Earthly Bodies em um contexto mais amplo. A segunda estratégia foi a análise das 53 imagens que compõem o livro de Penn, na qual investigou-se como os elementos técnicos e plásticos das fotografias foram mobilizados para redimensionar aspectos de corporeidade e carnalidade dos corpos, singulares em cada imagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectCorpo humanopt_BR
dc.subjectNu na arte - fotografiapt_BR
dc.subjectIrving Pennpt_BR
dc.titleExperimentos e experiências nas fotografias de Earthly Bodies : Irving Penn's Nudes, 1949-50.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 23/11/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais.pt_BR
dc.contributor.refereeSantos, Ana Carolina Limapt_BR
dc.contributor.refereeMendonça, Carlos Magno Camargospt_BR
dc.contributor.refereeSilva, Karina Gomes Barbosa dapt_BR
dc.description.abstractenThe american photographer Irving Penn (1917-2009) produced, between 1949 and 1950, a series of female nudes. Although conceived in the middle of the twentieth century, this photographic essay was published only in 2002 in a book and exhibition titled Earthly Bodies: Irving Penn's Nudes, 1949-50, both organized by the curator of the Department of Photographs of the Metropolitan Museum of Art’s in New York, Maria Morris Hambourg. These images call attention to, especially considering the temporal displacement, because they depict the bodies in an unusual way, with characteristics underexplored in other photographic nudes. In the present study, Penn’s photos are analyzed by its experimental bias, perceived as a result of procedures performed by the photographer, which make possible new experiences in the spectatorial instance. Two methodological strategies were applied. The first strategy was the bibliographical research, for the purpose of constructing a historical panorama of nudes produced in the erotic and artistic spheres. Penn’s photographic trajectory was also a concern of the literature review in order to situate Earthly Bodies’ images in a broader context. The second strategy was the analysis of the 53 images that compose Penn’s book. It was investigated how the technical and plastic elements of the photographs were mobilized to resize aspects of corporality and carnality of the bodies, unique in each image.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ExperimentosExperiênciasFotografias.pdf6,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.