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Título: Sistema logístico reverso aplicado a planta de processamento de rejeitos de barragem de minério de ferro.
Autor(es): Araújo, Samantha Rodrigues de
Orientador(es): Peixoto, Ricardo André Fiorotti
Rodrigues, Lásara Fabrícia
Palavras-chave: Beneficiamento de minério - minério de ferro
Estudos de viabilidade
Reaproveitamento - sobras, refugos etc.
Data do documento: 2018
Membros da banca: Gomes, Helton Cristiano
Rosa, Germano Mendes
Peixoto, Ricardo André Fiorotti
Rodrigues, Lásara Fabrícia
Referência: ARAÚJO, Samantha Rodrigues de. Sistema logístico reverso aplicado a planta de processamento de rejeitos de barragem de minério de ferro. 2018. 42 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Construção Metálica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: Nas atividades inerentes a mineração, ocorre uma elevada geração de materiais de baixo ou nenhum valor econômico, cuja destinação impacta de maneira direta na viabilidade do seu reaproveitamento. Os principais materiais gerados são os estéreis e os rejeitos, sendo os estéreis provenientes das atividades de extração do minério e os rejeitos gerados pelas usinas de beneficiamento. Geralmente, os estéreis são dispostos em pilhas e os rejeitos são armazenados em barragens (na forma de lama). Estudos recentes apontam que a extração e o beneficiamento de minérios com baixa qualidade aumentará nos próximos anos, elevando, portanto, a geração de resíduos. Somente em 2017, aproximadamente 229 milhões de toneladas de rejeitos de minério de ferro foram produzidos no Brasil. Portanto, sem a devida destinação final, esses resíduos causam impactos ambientais, econômicos e sociais, fato que tem motivado o desenvolvimento de estudos com o intuito de encontrar possíveis alternativas de reaproveitamento para estes materiais. Diante disso, a logística reversa se apresenta como uma importante ferramenta, já que auxilia no dimensionamento adequado dos recursos logísticos necessários por transportar o rejeito do local onde se encontra armazenado até o local em que será reaproveitado. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo, dimensionar e comprovar a viabilidade econômica de um sistema logístico reverso responsável por transportar o rejeito armazenado em uma planta de processamento de rejeitos de barragem de minério de ferro até o local da construção de uma pavimentação rodoviária, onde será utilizado como matéria prima para infraestrutura. Como resultado, o sistema logístico foi dimensionado considerando as restrições de capacidade dos recursos e limitações operacionais e sua viabilidade econômica de implementação foi comprovada.
Resumo em outra língua: In mining activities, there is a high generation of materials of low or no economic value, whose destination impacts directly on the viability of its reuse. The main materials generated are the sterile and the tailings, being the sterile coming from the activities of extraction of the ore, and the tailings coming by the beneficiation plants. Usually, the sterile is disposed in piles and the tailings are deposited in dams (in the form of mud). Recent studies indicate that the extraction and processing of low quality ores will increase in coming years, increasing the generation of waste. Only in 2017, approximately 229 million tons of iron ore tailings were produced in Brazil. However, without the proper destination, these wastes cause environmental, economic and social impacts, a fact that has motivated the development of studies with the objective of find alternatives to reuse these materials. In this scenario, reverse logistics presents itself as an important tool, since it assists in the adequate dimensioning of the necessary logistic resources for transporting the waste from the place where it is stored to the place where it will be reused. Therefore, the objective of this work is to evaluate and prove the economic feasibility of a reverse logistics system, responsible for transporting tailings stored in a dam to the place where the paving will be built, where it will be used as the feedstock. As a result, the logistic system was scaled, considering resource constraints and operational limitations and its economic feasibility of implementation was proven.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Construção Metálica. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11829
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/11/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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