Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11821
Título: A aplicação de Simheuristic para operação eficiente de um circuito de britagem.
Autor(es): Santos, Mário Sérgio dos
Orientador(es): Euzebio, Thiago Antonio Melo
Souza, Marcone Jamilson Freitas
Cota, Luciano Perdigão
Palavras-chave: Britagem
Minérios de ferro
Otimização estrutural
Simheuristic
Simulação - computadores
Data do documento: 2019
Membros da banca: Euzebio, Thiago Antonio Melo
Souza, Marcone Jamilson Freitas
Cota, Luciano Perdigão
Monteiro, Paulo Marcos de Barros
Dórea, Carlos Eduardo Trabuco
Mazzinghy, Douglas Batista
Referência: SANTOS, Mário Sérgio dos. A aplicação de Simheuristic para operação eficiente de um circuito de britagem. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: Nem sempre a opção de utilizar todos os equipamentos disponíveis em uma linha de produção é a solução de maior produtividade. Neste trabalho, um algoritmo baseado em Simheuristic é aplicado em um sistema de suporte à decisão que busca a quantidade ótima de equipamentos que devem operar no circuito de britagem. O estudo é feito com base em um circuito de britagem de minério de ferro da usina de Conceição II, localizada em Itabira-MG, da empresa Vale S.A., composto por 16 britadores divididos em 4 estágios de britagem. Desenvolve-se um simulador do processo de britagem, considerando-se as dificuldades inerentes às aplicações industriais, tais como erros e/ou indisponibilidade de medições, imprecisão de modelos, dimensão do processo etc. Na sequência implementa-se o otimizador que tem como função objetivo o resultado da simulação. Os resultados de diversos cenários simulados mostram um aumento de produção e uma redução do consumo energético.
Resumo em outra língua: Not always the option of using all the equipment available in a production line is the solution to greater productivity. In this work, a Simheuristic based algorithm is applied in a decision support system that seeks the optimal quantity of equipment that must operate in the crushing circuit. The study is based on an iron ore crushing circuit of the Conceição II plant, located in Itabira-MG, of the company Vale S.A., composed of 16 crushers divided into 4 stages of crushing. It is a simulator of the crushing process, considering the inherent diculties of industrial applications, such as errors and/or unavailability of measurements, imprecision of models, size of the process, etc. In the sequence, we implement the optimizer whose objective function is the result of the simulation. The results of several simulated scenarios show an increase in production and a reduction in energy consumption.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração. Departamento de Engenharia de Controle e Automação, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11821
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 21/11/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PROFICAM - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_AplicaçãoSimheuristicOperação.pdf6,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons