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Título: Do monumental ao performático : Ouro Preto e as práticas oficiais e populares do patrimônio.
Autor(es): Féres, Leila Medina Leite
Orientador(es): Abreu, Marcelo Santos de
Palavras-chave: Patrimônio cultural - proteção
Patrimônio histórico
Ouro Preto - MG
Data do documento: 2018
Membros da banca: Abreu, Marcelo Santos de
Roza, Luciano Magela
Aguiar, Leila Bianchi
Referência: FÉRES, Leila Medina Leite. Do monumental ao performático: Ouro Preto e as práticas oficiais e populares do patrimônio. 2018. 155 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumo: Essa dissertação de mestrado tem por objetivo analisar os patrimônios oficiais e populares da cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. Primeiro, examinamos os patrimônios institucionalizados, isto e, oficialmente reconhecidos em âmbito nacional, na cidade de Ouro Preto. Buscamos compreender as ações preservacionistas que institucionalizam o patrimônio em Ouro Preto, como se efetiva sua proteção e o discurso de preservação desde os anos 1930 até os dias de hoje. A investigação do patrimônio institucionalizado se concentra na análise do tombamento de dois bens arquitetônicos. O primeiro, tombado em 1938 pelo IPHAN compõe o circuito turístico principal da cidade; o segundo, tombado em 2010 pelo COMPATRI se localiza a margem do centro histórico. Como contraponto ao patrimônio institucionalizado, analisamos os patrimônios populares situados fora do chamado centro histórico. Trata-se do caso das antigas minas de ouro desativadas. Sua patrimonialização depende da ação performática de guias e estudiosos populares da história da mineração que também exploram turisticamente esses espaços. Nos dois casos, o que está em jogo é a dinâmica entre centro e periferia, visibilidade e invisibilidade, na definição do patrimônio. Dessa maneira, buscamos compreender as tensões e assimetrias na política patrimonial na cidade de Ouro Preto. Interpretamos o jogo simbólico do discurso patrimonial a partir da tensão entre a monumentalidade do centro histórico e a performance, elemento chave na manutenção do patrimônio popular.
Resumo em outra língua: This thesis aims to analyze the official and popular heritage of the city of Ouro Preto, Minas Gerais. First, we examine the institutionalized heritage sites, that is, officially recognized at the national level, in Ouro Preto. We seek to understand the preservationist actions which institutionalize the patrimony in Ouro Preto, how its protection happens and the discourse of preservation from the 1930s to the present day. The investigation of the institutionalized heritage focuses on the analysis of the registering process of two architectural heritage sites. The first, registered in 1938 by IPHAN, composes the main tourist circuit of the city; the second, listed in 2010 by COMPATRI locates at the edge of the historic center. As a counterpoint to the institutionalized patrimony, we analyze the popular heritages outside the so-called historical center, discussing the case of the deactivated gold mines. Its patrimonialization depends on the performance of guides and popular scholars of the history of mining who also explore these spaces touristically. In both cases, what is at stake and the dynamics between center and periphery, visibility and invisibility, in the definition of the heritage. In this way, we seek to understand the tensions and asymmetries in the patrimonial policy in the city of Ouro Preto. We interpret the symbolic play of the patrimonial discourse from the tension between the monumentality of the historical center and the performance, an essential element in the maintenance of the popular patrimony.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11794
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 23/10/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGHis - Mestrado (Dissertações)

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