Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11759
Título: Aproximações e distanciamentos entre o Brasil e as Américas nas revistas do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro entre 1889 e 1894.
Autor(es): Pinto, Andrezza Kelly Lisboa Fernandes
Orientador(es): Reis, Mateus Fávaro
Palavras-chave: Características nacionais
Pan-americanismo
Intelectuais
Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - periódicos
Data do documento: 2018
Membros da banca: Reis, Mateus Fávaro
Rangel, Marcelo de Mello
Baggio, Kátia Gerab
Referência: PINTO, Andrezza Kelly Lisboa Fernandes. Aproximações e distanciamentos entre o Brasil e as Américas nas revistas do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro entre 1889 e 1894. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumo: O principal objetivo dessa dissertação é apresentar as identidades criadas pelos intelectuais/letrados do IHGB em relação à noção de pertencimento ou não ao que se convencionou chamar de América Latina. Apresenta-se neste trabalho as principais características do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, bem como as de sua revista e seus intelectuais membros. Conceituam-se os diversos “americanismos” nos quais o Brasil foi incluído ou excluído, historiando-se a concepção dos mesmos e a evolução dos termos. São apresentados estudos de caso relacionados às aproximações entre os intelectuais/letrados brasileiros do IHGB e os dos demais países da América na tentativa de confirmar a existência de uma diplomacia cultural/intelectual entre esses países, ao menos no que diz respeito às instituições/organizações de produção histórica/geográfica/intelectual.
Resumo em outra língua: El principal objetivo de este trabajo es presentar las identidades creadas por los intelectuales/letrados del IHGB con relación a la idea de pertenecer o no a lo que fue establecido llamarse de América Latina. Se presentan en este trabajo las principales características del Instituto Histórico y Geográfico Brasileño, así como las de su revista y sus intelectuales miembros. Se conceptúa los diversos “americanismos” en los cuales Brasil fue incluido o excluido, historiándose la concepción de los mismos y la evolución de los términos. Son presentados estudios de caso relacionados a las proximidades entre los intelectuales/letrados brasileños del IHGB y los de los demás países de América con la tentativa de ratificar la existencia de una diplomacia cultural/intelectual entre eses países por lo menos a lo que se refiere a las instituciones/organizaciones de producción histórica/geográfica/intelectual.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11759
Licença: Autorização concedida ao Repositó,rio Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 01/10/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGHis - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_AproximaçõesDistanciamentosBrasil.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons