Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11728
Título: Uma proposta de formação compartilhada de professores de Ciências : a construção de atividades com uso de experimentos.
Autor(es): Lana, Marianna Karla de Matos
Orientador(es): Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Palavras-chave: Ciência - estudo e ensino
Professores - formação
Teoria Ator-Rede
Data do documento: 2019
Membros da banca: Coelho, Geide Rosa
Maia, Cristina de Oliveira
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Referência: LANA, Marianna Karla de Matos. Uma proposta de formação compartilhada de professores de Ciências: a construção de atividades com uso de experimentos. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: O ensino de ciências apresenta diversos desafios, dentre eles, a escassez de formação continuada de professores. O país não apresenta políticas públicas que fomentem esses momentos, que oportunizem ao professor crescimento intelectual e profissional. Nesse sentido, a proposta deste trabalho é oportunizar um processo de formação continuada de professores, que seja colaborativo, com o objetivo de contribuir para a construção de atividades experimentais para o ensino de ciências. Pretende-se analisar como um processo de formação compartilhada de professores de ciências, quando engajados na construção de atividades que utilizam experimentos, contribui para o desenvolvimento profissional docente, entendido como um processo de qualificação para o exercício de sua prática como educador. A formação compartilhada de professores se caracteriza como aquela feita com os professores e para os professores, de modo que cada um contribua com suas vivências, suas percepções e demandas. Para tanto, buscamos conhecer o posicionamento dos professores frente ao uso dos experimentos didáticos; identificar os saberes dos docentes que foram envolvidos em atividades de produção colaborativa de recursos didáticos; mapeamos os diferentes actantes que foram mobilizados nas atividades de formação propostas. Actantes são elementos humanos ou não humanos, que realizam, por meio de suas interações, movimentos que geram translações, ou seja, transformações. A formação compartilhada, aqui apresentada, foi realizada junto aos professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental, da rede municipal de uma cidade do interior de Minas Gerais, sendo desenvolvida com a autora desta pesquisa com carga horária total de 6h/aula. A análise desse processo de formação foi feita à luz da Teoria Ator-Rede, buscando desvendar as redes que contribuem para o ensino. A formação foi desenvolvida com o grupo que concordou que o ensino de Ciências pode ser oportunizado com o uso de experimentos, permitindo novas translações, aproveitando as redes criadas para desenvolver o ensino. Compreender a importância das redes estabelecidas no processo de ensino é imperioso para que se possa fazer intervenções produtivas e, para promover as translações desejadas. Ao realizarmos a pesquisa, identificamos a utilização da estratégia pelo grupo, e a partir de suas contribuições construímos atividades. Ao serem aplicadas possibilitaram a identificação dos actantes mobilizados: o grupo de professores, a coordenação da escola, os discentes, a escola, o laboratório de ciências, a aula experimental, o roteiro de aula, os materiais necessários e os equipamentos utilizados. Todos esses elementos perfizeram o recorte da rede analisada, que emergiu para o ensino.
Resumo em outra língua: Science education faces several challenges, including the scarcity of continuing education courses. Brazil does not offer public policies that encourage and provide opportunities to the teacher’s intellectual and professional improvement. Hence, the proposal is offering a collaborative continuing education process that aims to contribute to the construction of experimental activities in science education. This work intends to analyze how the processes of shared continuing education, once engaged in the construction of experimental activities, may contribute to the teacher development. Shared teachers’ education is depicted through practices made alongside with and by the teachers, contributing to their experiences, perceptions and demands. To this purpose, it is required to understand the teachers’ position concerning the didactic use of experiments; to identify the teacher knowledges evolved in activities of didactic resources collaborative activities; to map the subjects that are mobilized onto the proposed continuing activities. Actants are human and non-human elements that perform, though interactions, movements causing translations, in other words, transformation. The shared continuing education was offered to a group of elementary school teachers in a country town of Minas Gerais state, managed by this work author, performing 6 hours (lesson time). Thereby, it was conducted a survey according to the Actor-Network Theory, in order to discover the nets that contribute to the quality of education. The course was applied, and the teacher group agreed the Science education may be improved by experiments, which provide new transverses that take advantage of the crafted nets to develop the teaching-learning. Understanding the importance of the nets set out during the teaching-learning process is crucial for educational meaningful intervention and promotion of intended translations/transformations. During the research, it was identified the strategy application by the group, and its inputs were used to construct activities that may emphasized the mobilized actants: the teachers group, the pedagogical supervision/coordination, the students, the school, the science lab, the trial lesson, the lesson plan, the required resources and equipment made up the cutting the net in analysis, arisen from and for teaching.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11728
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora, em 01/09/2019, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_PropostaFormaçãoCompartilhada.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_PropostaFormaçãoCompartilhada.pdf6,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons