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Título: Relações étnico-raciais no âmbito das instituições municipais de educação infantil em Governador Valadares-MG.
Autor(es): Meira, Ludmila Costa
Orientador(es): Santos, Erisvaldo Pereira dos
Palavras-chave: Relações eticas
Relações raciais
Educação infantil
Prática pedagógica
Data do documento: 2019
Membros da banca: Pereira, Verônica Mendes
Silva, Santuza Amorim da
Santos, Erisvaldo Pereira dos
Referência: MEIRA, Ludmila Costa. Relações étnico-raciais no âmbito das instituições municipais de educação infantil em Governador Valadares-MG. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.
Resumo: O objetivo desta investigação foi identificar como pedagogas escolares que atuam especificamente na Educação Infantil do município de Governador Valadares-MG orientam as práticas educativas com foco nas relações étnico-raciais. Para isso, privilegiamos, nesse estudo, as contribuições teóricas de Cavalleiro (1998), Gomes (2007; 2005), Alcaraz (2018), Demarzo (2009), Oliveira (2004), Saraiva (2009) e de outros pesquisadores que contribuíram, por meio de suas produções, com uma proposta de educação antirracista desde a tenra infância. Nesse sentido, analisamos o perfil social e profissional das pedagogas da Educação Infantil municipal, a fundamentação teórica sobre as relações étnico-raciais que sustenta suas práticas educativas, quais conhecimentos possuem sobre a temática e também buscamos verificar a presença do tema nos documentos institucionais. A metodologia utilizada é caráter qualitativo, desenvolvida por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com pedagogas escolares que atuam em instituições municipais da cidade que atendem, especificamente, a Educação Infantil, e com a pedagoga da Secretaria Municipal de Educação que era responsável pela formação continuada. Realizamos também a análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos das instituições onde as pedagogas atuavam.A partir da análise dos dados, confirmou-se que, apesar da obrigatoriedade da implementação da Lei no. 10.639/2003, as ações com foco para as relações étnico-raciais são percebidas na prática apenas em eventos pontuais, o que configura que sua implementação não foi, de fato, efetivada.Deriva dessa situação a necessidade de promover a qualificação em esfera administrativa e pedagógica, no contexto das políticas públicas educacionais, para abrir espaço para a discussão da temática evidenciando a importância e a complexidade que ela abarca no âmbito do espaço escolar da Educação Infantil.
Resumo em outra língua: This research objective was to identify how school pedagogues who work specifically in Children‟s Education in the city of Governador Valadares-MG conduct educational practices focusing on ethnic-racial relations. For this, we privilege, in this study the theoretical contributions of Cavalleiro (1998), Gomes (2007; 2005), Alcaraz (2018), Demarzo (2009), Oliveira (2004), Saraiva (2009) and other researchers who contributed, through their productions, with an antiracist education proposal from an early age. Therefore, we analyze the social and professional profile of the Municipal Children Education pedagogues, the theoretical basis on ethnic-racial relations that supports their educational practices, which knowledge they have on the subject and we also seek to verify the presence of the subject in the institutional documents. The methodology used in this research is a qualitative study, developed through semi-structured interviews carried out with school pedagogues that work in the municipal institutions that attend specifically Children‟s Education, and with the pedagogue of the Municipal Education Department wich was responsible for the continuous formation. We also realized a documental analysis of the Pedagogical Political Projects of the institutions where the pedagogues worked. From the data analysis, it was confirmed that, despite the mandatory implementation of the Law no. 10,639 / 2003, actions focused on ethnic-racial relations are only perceived in some practice and one-off events, it means that the implementation was not actually realized. from this situation we can acknowledge the need to promote the qualification in administrative and pedagogical sphere, on the context of public educational policies, in order to open space for the discussion of this subject and the importance and complexity that it embrances within the scope of the Children Education.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11709
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