Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11673
Title: As transformações de energia no corpo humano : proposta de um livro com abordagem integradora no ensino de ciências naturais a partir de um curso de curta duração.
Authors: Santana Júnior, José Luiz
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Gilmar Pereira de
Keywords: Energia
Ciência - estudo e ensino
Termodinâmica
Issue Date: 2019
metadata.dc.contributor.referee: Souza, Vinícius Catão de Assis
Santos, Cláudio Gouvêa dos
Souza, Gilmar Pereira de
Citation: SANTANA JÚNIOR, José Luiz. As transformações de energia no corpo humano: proposta de um livro com abordagem integradora no ensino de ciências naturais a partir de um curso de curta duração. 2019. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Abstract: Este trabalho propõe uma abordagem de ensino relacionada aos aspectos energéticos envolvidos no corpo humano desde o contexto da alimentação até a atividade física, buscando aproximar os limites disciplinares dentro do ensino das Ciências Naturais, principalmente da Química e Biologia. Para realização dessa proposta, desenvolvemos um curso de curta duração dividido em três partes, a saber; i) Energia e os alimentos, ii) Energia e o metabolismo, iii) Energia e a atividade física. O curso foi aplicado em uma turma de professores de Ciências em formação continuada, alunos do programa de mestrado profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Ouro Preto. O objetivo do curso foi subsidiá-los com novas perspectivas em relação à abordagem da temática energia no Ensino de Ciências, de maneira a explorar as potencialidades integradoras desse conceito. Priorizamos uma abordagem dialógica durante o desenvolvimento do curso, propiciando uma rica troca de informações e diferentes perspectivas conceituais e disciplinares para o conceito de energia. Durante a aplicação do curso efetuamos a coleta de dados por meio de questionários, exercícios escritos, filmagens e gravações de áudio. A análise dos dados foi feita de acordo com o referencial teórico da análise de conteúdo. Observamos nas respostas e discurso dos professores uma grande semelhança entre suas concepções acerca do conceito de energia, com as de alunos do Ensino Médio, como por exemplo, visão estoquista de energia, compreensão compartimentalizada desse conceito e baixa identificação dos aspectos dissipativos e conservativos da energia. A partir da análise dos materiais utilizados na coleta de dados em cada uma das etapas do curso, desenvolvemos um material de aporte conceitual para utilização dos professores interessados em trabalhar a temática energia sob essa perspectiva, constituindo também, o material embrionário para o desenvolvimento de nosso produto educacional, um livro com o objetivo de trazer maiores esclarecimentos em relação às questões notoriamente emergentes durante o curso de curta duração.
metadata.dc.description.abstracten: This work proposes a teaching approach related to the energy aspects involved in the human body from the context of nutrition to physical activity, seeking to approximate the disciplinary limits within the teaching of Natural Sciences, mainly Chemistry and Biology. To carry out this proposal, we developed a short course divided into three parts, namely; i) Energy and food, ii) Energy and metabolism, iii) Energy and physical activity. The course was applied in a group of professors of Sciences in continuing education, students of the program of professional master's degree in Teaching of Sciences of the Federal University of Ouro Preto. The objective of the course was to subsidize them with new perspectives in relation to the energy theme in Science Teaching, in order to explore the integrative potentialities of this concept. We prioritize a dialogic approach during the development of the course, providing a rich exchange of information and different conceptual and disciplinary perspectives for the concept of energy. During the application of the course we collected data through questionnaires, written exercises, filming and audio recordings. Data analysis was done according to the theoretical framework of content analysis. We observed in the responses and discourse of teachers a great similarity between their conceptions about the concept of energy, with those of high school students, for example, stochastic view of energy, a compartmentalized understanding of this concept and low identification of the dissipative and conservative aspects of energy . From the analysis of the materials used in the data collection in each of the stages of the course, we developed a conceptual input material for the use of teachers interested in working on the energy theme from this perspective, also constituting the embryonic material for the development of our educational product, a book intended to provide further insight into the issues that are notoriously emerging during the short course.
Description: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11673
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, em 16/07/2019, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:MPEC - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_TransformaçõesEnergiaCorpo.pdf3,38 MBAdobe PDFView/Open
PRODUTO_TransformaçõesEnergiaCorpo.pdf849,89 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons