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Título: Avaliação do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica na UFOP : o pensamento atual, o trabalho educativo e administrativo sob a perspectiva dos egressos.
Autor(es): Coelho, Jianne Ines Fialho
Orientador(es): Oliveira, Breynner Ricardo de
Palavras-chave: Escola de gestores
Educação básica
Gestão democrática da escola
Professores - formação
Data do documento: 2019
Membros da banca: Oliveira, Breynner Ricardo de
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Teixeira, Beatriz de Basto
Ribeiro, Vanda Mendes
Referência: COELHO, Jianne Ines Fialho. Avaliação do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica na UFOP: o pensamento atual, o trabalho educativo e administrativo sob a perspectiva dos egressos. 2019. 240 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.
Resumo: Esta pesquisa analisa os efeitos e desdobramentos produzidos pelo Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEG), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), na gestão das escolas públicas atendidas pelo programa. Para tanto, foram analisados os dados de um survey aplicado a 216 egressos da turma de 2015-2017, gestores escolares da rede pública nas esferas estadual e municipal, e entrevistas realizadas com oito gestores escolares representantes de oito dos dez polos atendidos pelo Programa na UFOP. Três dimensões orientaram a elaboração dos instrumentos de pesquisa e nortearam o desenvolvimento do trabalho de campo, sendo elas: (1) Concepções da gestão escolar nos eixos pedagógico, político e administrativo; (2) O Trabalho cotidiano do gestor e os papeis desempenhados na escola; (3) Os efeitos do curso para a prática do gestor na escola. Com apoio da revisão de literatura, tais dimensões se desdobraram em sete categorias que conduziram o processo de análise dos instrumentos: (1) Trabalho do Gestor; (2) Gestão dos processos administrativos e pedagógicos da escola; (3) Participação democrática na escola; (4) Avaliações externas e qualidade da educação; (5) Redes de cooperação técnico-pedagógica; (6) Autonomia da escola; (7) Formação do gestor escolar. O survey, composto por 68 questões foi enviado por e-mail aos 216 egressos da terceira turma do PNEG na UFOP (2015-2017) e seu retorno foi de 74 respostas, equivalente a 34,25% do total enviado. O roteiro de entrevistas foi composto por 29 questões elaboradas a partir das dimensões citadas, dos itens do survey e da revisão de literatura que versou sobre gestão escolar democrática, formação de gestores escolares, políticas públicas educacionais e de formação docente continuada, avaliações externas e qualidade da educação, accountability, trabalho docente. A análise do survey e das entrevistas revelou que a formação refletiu de forma positiva no desempenho do gestor e na gestão das escolas e para a democratização do espaço escolar. A distribuição do tempo entre as tarefas administrativas e pedagógicas evidenciou a permanente tensão entre esses dois universos. Embora os dados tenham revelado descentralização dos trabalhos desenvolvidos na escola, os relatos, revelaram manifestações de insatisfação quanto às precárias condições de trabalho e o excesso de responsabilização a que os gestores vêm sendo submetidos, seja nas tarefas cotidianas, seja na qualidade do ensino prestado.
Resumo em outra língua: This research analyzes the effects produced by the Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEG) implemented at the Federal University of Ouro Preto (UFOP), in the management of the public schools served by the program. In order to attend this objective, a survey was applied to 216 graduates from the 2015-2017 class - public school managers at state and municipal levels. After that, interviews with eight school managers representing eight of the ten poles attended by the Program at UFOP were conducted. Three dimensions guided the elaboration of the research instruments and the development of the fieldwork: (1) conceptions of school management in the pedagogical, political and administrative axes; (2) the daily work of the manager and the roles played in the school; (3) the effects of the course for the practice of the manager at school. With the support of the literature review, these dimensions were divided into seven categories that conducted the analysis of the data collected: (1) work conditions; (2) management of school administrative and pedagogical processes; (3) democratic participation in school; (4) external evaluations and quality of education; (5) technicalpedagogical cooperation networks; (6) school autonomy; (7) effects and contributions of PNEG. The survey, composed of 68 questions, was sent by e-mail to the 216 graduates of the third group of PNEG at UFOP (2015-2017), with 34.25% of respondents. The interview script consisted of 29 questions elaborated from the cited dimensions, the survey items and the literature review that dealt with democratic school management, training of school managers, educational public policies and continuing teacher training, external evaluations and quality of education, accountability, teaching work. The analysis of the survey and the interviews revealed that the training reflected in a positive way in the performance of the manager and in the management of the schools and for the democratization of the school space. The distribution of time between administrative and pedagogical tasks evidenced the permanent tension between these two universes. Although the data showed a decentralization of the work carried out at the school, the reports revealed dissatisfaction with the precarious working conditions and the excessive responsibility that managers have been subjected to, both in daily tasks and in the quality of teaching provided.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11598
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 27/06/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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