Avaliação das relações lito-estruturais em cavidades ferríferas, com base em métodos geofísicos – estudo de caso : cavidade ferrífera da província Carajás/PA.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Desde a década de 1970, a região de Carajás/PA ganhou destaque na pesquisa sobre a gênese de cavidades naturais em ambientes de rochas ferríferas. No estudo desenvolvido, métodos geofísicos rasos, utilizando Eletrorresistividade e GPR, foram aplicados à cavidade de máxima relevância N4E-0022, localizada no extremo norte da Mina N4EN do Complexo Carajás. Tais estudos serviram de embasamento técnico para definir assinaturas geofísicas relacionadas às feições cársticas ferríferas, às estruturas geológicas presentes e ao perfil laterítico local. A Eletrorresistividade, por meio da técnica de campo do Caminhamento Elétrico, apresentou parâmetros e resultados que evidenciaram a ocorrência de três horizontes intempéricos bem definidos. No topo, constatou-se a presença de uma camada caracterizada pela heterogeneidade de valores com predomínio de alta resistividade aparente (valores maiores que 2.718 ohm.m) em detrimento a porções de resistividade intermediária, confirmando a característica da crosta laterítica ferruginosa. Abaixo desta camada, o pacote geofísico intermediário apresentou redução nos valores de resistividade aparente, associando-se ao horizonte de transição, fonte potencial de formação e desenvolvimento de cavidades naturais. Neste horizonte, foram detectadas anomalias de resistividade aparente entre 760 e 2.718 ohm.m. O pacote geofísico basal é caracterizado por altos valores de resistividade aparente (> 8.000 ohm.m), comumente associado à formação ferrífera. Para o método GPR, após testes com variação de antenas, os dados com as melhores respostas foram aqueles adquiridos com a de frequência central de 250 MHz. O método eletromagnético possibilitou o mapeamento de descontinuidades estruturais em radargramas que se apresentaram como interrupções nos refletores e se destacaram dentre as reflexões associadas ao acamamento natural. Tais descontinuidades concentram-se nas porções próximas ao teto das cavidades e apresentam diferentes direções de mergulho, algumas delas na forma de feições em cunha. Além disso, foram identificadas possíveis superfícies de abatimento, que constituem parte do processo de gênese de cavidades em locais cujo mapeamento estrutural direto é difícil. A integração dos métodos da geofísica rasa, metodologia adotada nesta pesquisa, demonstrou excelente aplicação à elucidação de questões espeleológicas associadas a ambientes ferruginosos.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Geofísica, Cavidades, Carajás
Citação
PROSDOCIMI, Guilherme Augusto Silva. Avaliação das relações lito-estruturais em cavidades ferríferas, com base em métodos geofísicos – estudo de caso: cavidade ferrífera da província Carajás/PA. 2019. 154 f. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.