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Título: Popularizações do passado e historicidades democráticas : escrita colaborativa, performance e práticas do espaço.
Título(s) alternativo(s): Popularizations of the past and democratic historicities : collaborative writing, performance and practices of space.
Autor(es): Abreu, Marcelo Santos de
Bianchi, Guilherme
Pereira, Mateus Henrique de Faria
Palavras-chave: Presença
Memória
Presence
Memory
Data do documento: 2018
Referência: ABREU, M. S. de; BIANCHI, G.; PEREIRA, M. H. de F. Popularizações do passado e historicidades democráticas: escrita colaborativa, performance e práticas do espaço. Tempo & Argumento, Florianópolis, v. 10, n. 24, p. 279 - 315, abr./jun. 2018. Disponível em: <http://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180310242018279>. Acesso em: 21 mar. 2019.
Resumo: Este artigo pretende compreender as relações entre popularização do passado e democratização da história. Para tal, realizamos três estudos de caso que nos permitem pensar em outros regimes de escrita, presença e memória. No primeiro caso, descrevemos um suposto plágio que a revista de divulgação Leituras da História teria cometido a partir da Wikipédia, no segundo analisamos como as artes cênicas representam uma possibilidade ativa de relação com o passado traumático e, no terceiro, lidamos com a forma pela qual inscrições históricas no espaço urbano são constantemente ressignificadas. Concluímos que a popularização do passado em diferentes meios desestabiliza os lugares tradicionais de produção e consumo de conhecimento histórico, e lançam uma série de questões para repensar o lugar da historiografia na contemporaneidade.
Resumo em outra língua: This paper aims to understand the relations between the popularization of the past and the democratization of history. The analysis of three case studies allows us to reflect on other regimes of writing, presence, and memory. In the first case, we describe alleged plagiarism that the history magazine Leituras da História would have committed from Wikipedia. In the second, we analyze how performance and theater present an actual possibility of relation with traumatic past. Finally, the third case deals with the way in which historical inscriptions in the urban space are re-signified continuously. We conclude that the popularization of the past in different spaces destabilizes the traditional places of production and consumption of historical knowledge and raise some questions that require us to rethink the position of historiography in the contemporary world.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11569
DOI: http://dx.doi.org/10.5965/2175180310242018279
ISSN: 2175-1803
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Tempo e Argumento estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Tempo e Argumento <http://revistas.udesc.br/index.php/tempo/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 16 abr 2019.
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