Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11552
Título: A educação das relações étnico-raciais, as religiões de matrizes africanas e a dupla pertença no episódio “O Compadre de Ogum” na literatura de Jorge Amado.
Autor(es): Santos, Erisvaldo Pereira dos
Data do documento: 2017
Referência: SANTOS, E. R. dos. A educação das relações étnico-raciais, as religiões de matrizes africanas e a dupla pertença no episódio “O Compadre de Ogum” na literatura de Jorge Amado. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 3, p. 756-768, set./dez. 2017. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol17iss3articles/santos.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Resumo: O artigo aborda o episódio “O compadre de Ogum” da literatura de Jorge Amado como um discurso que além de evidenciar a experiência da dupla pertença religiosa de negros baianos, focaliza as tensões entre a Igreja Católica e o Candomblé. O objetivo é demonstrar como, no contexto da legislação antirracista e de valorização das heranças africanas no Brasil, essa literatura de Jorge Amado pode ser considerada como um tipo de discurso que contribui para o conhecimento da religião de matriz africana como uma visão de mundo, uma forma de relacionarse com o sagrado em busca da força vital. Nesse sentido, contesta a perspectiva folclórica e também a crítica do sincretismo, como discursos insuficientes para compreender o significado da experiência religiosa de adeptos do candomblé.
Resumo em outra língua: The article discusses the episode "O compadre de Ogum" of Jorge Amado's literature as a discourse that highlights the experience of double religious belonging of Bahian blacks and focuses on the tensions between the Catholic Church and the Candomble. The goal is to demonstrate, in the context of anti-racist legislation and appreciation of African heritage in Brazil, how Jorge Amado’s literature can be considered as a type of discourse that contributes to the knowledge of the African matrix religion as a worldview, a way of relating to the sacred in search of the life force. In that sense, disputes the folk perspective and the critics of syncretism, as insufficient speeches to understand the meaning of religious experience of Candomble followers.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11552
ISSN: 1645-1384
Licença: O periódico Currículo Sem Fronteiras permite e estimula autores a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial. Fonte: Currículo Sem Fronteiras <http://artigos-csf.org/index.php/csf/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em 07 nov. 2016.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducaçãoRelaçõesÉtnicos.pdf266,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.