Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11499
Título: Approaches to racism in history textbooks (2008-2011).
Título(s) alternativo(s): Abordagens do racismo em livros didáticos de história (2008-2011).
Autor(es): Roza, Luciano Magela
Palavras-chave: History teaching
Law 10639/2003
Activities
Post-abolition period
Ensino de história
Data do documento: 2017
Referência: ROZA, L. M. Approaches to racism in history textbooks (2008-2011). Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 1, p. 13-34, jan./mar. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2175-62362017000100013&script=sci_abstract>. Acesso em: 21 mar. 2019.
Resumo: The article discusses the ways through which aspects of the historical dimension of racism are addressed in the proposed activities of a set of History textbooks approved in the 2008 and 2011 PNLD editions. In the activities analyzed, we aimed to understand how the subject of racism was approached and which dialogues were established between the post-abolition history and the teaching of History. The results obtained show that a variety of approaches have characterized the addressing of the issue, especially its ethical, political and cultural purposes.
Resumo em outra língua: O artigo discute as formas pelas quais aspectos relativos à dimensão histórica do racismo são abordados em atividades propostas em um conjunto de Livros Didáticos de História aprovado nas edições do PNLD 2008 e 2011. Nas propostas de atividades analisadas se buscou perceber como o tema do racismo foi abordado e quais diálogos foram construídos com a história do pós-abolição e o ensino de História. Os Resultados obtidos demonstram que uma diversidade de abordagens tem caracterizado o tratamento do tema, especialmente, no que tange às finalidades ético-político-cultural.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11499
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623661124
ISSN: 0100-3143
Licença: Todo o conteúdo do periódico Educação e Realidade, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Educação e Realidade <http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 07 nov. 2016.
Aparece nas coleções:DEHIS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ApproachesRacismHistory.pdf232,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.