Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11446
Título : Da defesa da tese à posse : a inserção de recém-doutores como docentes em universidades federais.
Otros títulos : From the defense of thesis to the possession : the insertion of post-graduation as teachers in federal universities.
Autor : Bosco, Cláudia Starling
Torisu, Edmilson Minoru
Silva, Ana Carolina Araújo da
Palabras clave : Autobiografia
Formação docente
Ensino superior
Fecha de publicación : 2018
Citación : BOSCO, C. S.; TORISU, E. M.; SILVA, A. C. A. da. Da defesa da tese à posse : a inserção de recém-doutores como docentes em universidades federais. NUANCES, Presidente Prudente, v. 29, n. 1, p.53-72, jan./abr. 2018. Disponível em: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5545>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Resumen : Este artigo problematiza o processo de inserção de recém doutores na carreira docente em instituições federais brasileiras. Discute a trajetória acadêmico-profissional vivenciada por cinco professores que atuam em diferentes cursos de licenciatura. Os sujeitos são egressos de um programa de pós-graduação de uma universidade federal. A investigação, de natureza qualitativa, teve como principal instrumento de coleta de dados as (auto)biografias escritas. Constata-se que os docentes reconhecem que a inserção no magistério superior em universidades federais é um objetivo difícil de ser alcançado, que necessita de planejamento e disponibilidade de tempo, mas ao mesmo tempo, reflete processos de socialização com seus pares diante das angústias e incertezas vivenciadas no âmbito pessoal, familiar, econômico, acadêmico e profissional. Torna-se fundamental discutir as condições que são oferecidas pelas universidades aos doutorandos, bem como as condições para o processo de inserção de recém-doutores no magistério superior.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11446
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.5545
ISSN : 2236-0441
metadata.dc.rights.license: A Revista Nuances: Estudos Sobre Educação permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/916>. Acesso em: 27 mar. 2019.
Aparece en las colecciones: DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_DefesaTesePosse.pdf251,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.