Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11443
Título: Produto educacional sobre educação algébrica escolar : pensamento algébrico, linguagem, generalização.
Título(s) alternativo(s): School algebraic education : algebraic thinking, language,generalizing process
Autor(es): Silva, Juliano Pereira da
Moreira, Plínio Cavalcanti
Palavras-chave: Educação matemática
Ensino e aprendizagem matemática
Linguagem algébrica
Pensamento algébrico
Algebraic thinking
Data do documento: 2018
Referência: SILVA, J. P. da; MOREIRA, P. C. Produto educacional sobre educação algébrica escolar : pensamento algébrico, linguagem, generalização. Boletim Online de Educação Matemática, Joinville, v. 6, n. 10, p. 255-275, ago. 2018. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11274>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Resumo: Neste texto, discutimos algumas das principais questões relativas ao ensino e à aprendizagem da álgebra na escola básica, de acordo com a literatura especializada.O Produto Educacional aqui apresentado pode ser utilizado como material complementar tanto no processo de formação do professor de matemática na licenciatura,comona prática docente escolar, pelos professores já em exercício. O objetivo é oferecer ao professor ou futuro professor uma discussão teórica a respeito dequestões diretamente relacionadas ao ensino e aprendizagemda álgebra escolar e, ao mesmo tempo, sugestões de atividades já testadas em sala de aula, visando a construção, por parte do interessado, de um conjunto de conhecimentos relevantes para a prática docente na escola básica, mais especificamente, no trabalho de educação algébrica.
Resumo em outra língua: We discuss some important issues related to the teaching and learning of algebra at school, according to the specialized literature.The so called Educational Product we present here may serve as complementary material either in mathematics teacher education programs or in effective teaching practice at school. The goal is to offer both to the prospective and in service teacher a theoretical frame for dealing with some issues directly related to the process of algebraic education at school, together with tasks already validated through research-designed intervention, so that the prospective and/or in service teacher may have, at her/his disposal, a set of knowledge readily useful in her/his professional practice of algebraic education of youngsters.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11443
DOI: http://dx.doi.org/10.5965/2357724X06102018255
ISSN: 2357-724X
Licença: Os trabalhos publicados pela Revista BOEM estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista BOEM <http://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 mar. 2019.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ProdutoEducacionalEducação.pdf412,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.