Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11436
Título: Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática.
Título(s) alternativo(s): Financial education to deaf students using an ethnomathematical perspective.
Autor(es): Pinheiro, Rodrigo Carlos
Rosa, Milton
Palavras-chave: Programa etnomatemática
Ethnomathematics program
Data do documento: 2018
Referência: PINHEIRO, R. C.;ROSA, M. Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática. Educação Matemática em Revista, v. 23, p. 229-245, 2018. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/1115>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Resumo: Neste artigo, apresentam-se alguns resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado referente ao desenvolvimento da Educação Financeira para alunos Surdos sob a perspectiva do Programa Etnomatemática. Para tanto, discute-se a conexão entre a Cultura Surda e o Programa Etnomatemática e se descreve um panorama sobre a Educação Matemática e Financeira para alunos Surdos que se comunicam em Libras. Em seguida, delineia-se o perfil dos participantes, bem como é realizada uma breve descrição da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory), que foi o design metodológico utilizado para conduzir este estudo. Por fim, discute-se a importância de se trabalhar a Educação Financeira com esse grupo cultural de alunos em uma perspectiva Etnomatemática. Os resultados obtidos neste estudo mostram que uma contribuição importante do Programa Etnomatemática para o desenvolvimento da educação financeira dos alunos Surdos foi evidenciar o respeito e a atenção à sua cultura e, também, às suas vivências cotidianas.
Resumo em outra língua: In this article, we present results obtained in research concerning the development of Financial Education for Deaf students under the perspective of the Ethnomathematics Program. Here, we discuss the connection between Deaf Culture and an Ethnomathematics Program where we describe the general picture about Mathematical and Financial Education for Deaf students who communicate in Libras99brazilianlibras (Brazilian sign language). Next, we outline participants' profile, as well as a brief description of Grounded Theory, the methodological design used to conduct this study. Finally, we discuss the importance of working in Financial Education with this cultural group of students in an ethnomathematical perspective. The results obtained in this study show that an important contribution of the Ethnomathematics Program to the development of the financial education of the Deaf students was to show respect and attention to their culture and also to their everyday experiences.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11436
ISSN: 2317-904X
Licença: Todo o conteúdo do periódico Educação Matemática em Revista, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Educação Matemática em Revista <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-4698&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 09 fev. 2017.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducaçãoFinanceiraAlunos.pdf234,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.