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Título: O gestor escolar na educação básica : a formação e as práticas gestoras nas escolas públicas estaduais nos municípios de Mariana e Ouro Preto/MG.
Autor(es): Oliveira Júnior, José Antônio de
Orientador(es): Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Palavras-chave: Escolas - organização e administração
Diretores escolares
Educação e estado
Qualidade e educação
Cotidiano escolar
Data do documento: 2019
Membros da banca: Oliveira, Breynner Ricardo de
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Haas, Celia Maria
Referência: OLIVEIRA JÚNIOR, José Antônio de. O gestor escolar na educação básica : a formação e as práticas gestoras nas escolas públicas estaduais nos municípios de Mariana e Ouro Preto/MG. 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumo: Pesquisar o cotidiano escolar a partir das práticas gestoras e da trajetória de diretores, pedagogos e não-pedagogos, da rede estadual de Educação Básica nos municípios de Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais, surgiu da hipótese de que a falta de formação sobre gestão escolar nas diversas licenciaturas, e a falta de obrigatoriedade de formação continuada para a função na rede estadual mineira, poderia ocasionar dificuldades no desenvolvimento da própria prática e na compreensão do papel da direção escolar. Com base na inquietação que direcionou a construção deste trabalho, propôs-se como objetivo geral pesquisar as práticas gestoras a partir do cotidiano escolar, sob a ótica e a trajetória dos gestores das escolas de Educação Básica, nos municípios de Mariana e Ouro Preto/MG. Nos objetivos específicos buscamos identificar os gestores escolares, pedagogos e não-pedagogos, atuantes nas instituições estaduais de educação básica dos municípios de Mariana e Ouro Preto/MG; Conhecer as trajetórias de formação inicial e continuada dos gestores em exercício; verificar os atos previstos no plano de trabalho destes gestores para com os docentes, os discentes, os funcionários e a comunidade atendida; e o que os instigou a seguir nesta carreira. Para tanto, nas discussões sobre Gestão Escolar e Educacional recorremos às contribuições teóricas de Lück (2000); Paro (2015); Paschoalino (2017) e outros mais. Em relação às abordagens metodológicas nos embasamos em Alves-Mazzotti et al. (2004); Manzini (2012) e outros. E sobre a análise do corpus construído nos sustentamos nas contribuições de Bardin (1977), por meio dos grifos de Franco (2005). A partir dos propósitos deste estudo optou-se por adotar a abordagem qualitativa, constituída por pesquisa bibliográfica, com a realização de entrevistas não-estruturadas. E para a análise dos dados a metodologia utilizada foi a análise de conteúdo. Para a construção do corpus da pesquisa foi aplicada uma entrevista não-estruturada que permitiu apurar a trajetória dos diretores participantes a cerca da formação inicial e continuada, os aspectos inerentes as instituições em que atuam, as complexidades na atualidade, e seus anseios. Os resultados mostram que tanto os diretores não-pedagogos quanto os formados em pedagogia encaram as complexidades do cotidiano escolar com as mesmas dificuldades, e que se sentem desassistidos em relação ao sistema educacional, sobretudo no que diz respeito à administração financeira da verba pública, que passa por um árduo momento de escassez. Mas, que também se veem realizados à medida que consegue transformar algumas realidades, alavancar a instituição que gerem e prospectar melhorias para a Educação. Desta maneira, espera-se, com este estudo, estruturar reflexões que corroborem a compreensão e a relevância da gestão escolar na promoção da Educação Básica de qualidade.
Resumo em outra língua: Searching the daily life of schools, from management practices and from principals, pedagogues and non-pedagogue’s trajectory of the Public State Basic Education System of Mariana and Ouro Preto Cities, in the state of Minas Gerais, have arose from the hypothesis that, the lack of approach about this theme in the beginning of various education degree courses may lead to a deficit in the development of its own practice, and in the comprehension about the role of school management. Based on the restlessness that guided the construction of this paper, it was meant, as a global aim, to investigate the management practices from the school routine, under the perspective and trajectory of the managers of the Basic Education schools, in the municipalities of Mariana and Ouro Preto / MG, Brazil. In the specific aims, the identification of school managers, pedagogues and non-pedagogues were looked for, acting in State Schools of Basic Education in the cities of Mariana and Ouro Preto, as well as the knowledge of their initial and continued degrees, their work plans in relation to teachers, students, employees and the school community and what have lead them to follow this career. Therefore, in the debates about School Management, the following authors were used: Lück (2000); Paro (2015); Paschoalino (2017) and others. In relation to the methodological approaches, Alves-Mazzotti et al. (2004); Manzini (2012) and others were mentioned. In relation to the corpus analysis constructed, the contributions of Bardin (1977), parts of Franco (2005). For the aims of this paper, the qualitative approach were chosen, constructed by bibliographic research and non-structured interviews. To the data analysis, the methodology used was the content analysis. The assembly of the research’s corpus, a non-structured interview, was applied in order to select the trajectory of the participants (principals) in relation to their initial and continued degree, the aspects of the schools where they work, the complexities in the present and their wishes. The results show that, both non-pedagogue and pedagogue principals face the complexities of school daily life with the same difficulties, and that they feel unattended in relation to the educational system, mostly with financial administration of the taxpayers money, which is passing through a moment of shortage. But, at the same time, they feel their selves fulfilled when they are able to change some realities, leverage the school they work for and prospect improvements to Education in general. Thus, it is expected by this paper to fix up reflections that confirm the comprehension and the relevance of school management inside the rising of a good Basic Education.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11420
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 31/05/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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