Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11404
Título: Fenômenos astronômicos como base de um livro para professores de ciências.
Autor(es): Lima, Filipe Paixão de
Orientador(es): Guimarães, Michele Hidemi Ueno
Franco, Carlos Joel
Palavras-chave: Análise de conteúdo
Astronomia - estudo e ensino
Ciência - estudo e ensino
Formação de professores
Data do documento: 2019
Membros da banca: Guimarães, Michele Hidemi Ueno
Pagliarini, Cassiano Rezende
Muramatsu, Mikiya
Referência: LIMA, Filipe Paixão de. Fenômenos astronômicos como base de um livro para professores de ciências. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: A Astronomia, no Ensino Fundamental, tem sua importância reconhecida pelo PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais): “Observar não significa apenas ver, e sim buscar ver melhor, encontrar detalhes no objeto observado”. No entanto, o conteúdo de Astronomia não é estudado nos cursos de formação e capacitação de professores, de maneira satisfatória, visto que muitos professores que ministram esse conteúdo dizem possuir dificuldade ou conhecimento insuficiente para o Ensino de Astronomia. Além disso, os livros didáticos trazem diversos erros conceituais, que reforçam as concepções alternativas desses profissionais. É preciso, portanto, buscar soluções para esse problema e este trabalho tem por objetivo criar um curso de formação de professores, com base na correção dos erros conceituais encontrados em livros didáticos, resultando na produção de um livro, contemplando os temas: Estações do Ano, Eclipses e Fases da Lua e Formação de Tempestades, além de uma caracterização do Sistema Solar e fenômenos astronômicos e climáticos, contextualizados a outros planetas do nosso Sistema. O curso foi aplicado aos formandos em Licenciatura dos cursos de Biologia, Física e Química, da Universidade Federal de Ouro Preto, juntamente com dois questionários para avaliação do conhecimento dos alunos e satisfação do curso, respectivamente. Para analisar as respostas aos questionários, utilizamos como referencial teórico a Análise de Conteúdo, de Bardin, lendo e interpretando cada uma das respostas, inferindo nos significados que elas nos traziam, ao mesmo tempo levando em consideração o contexto dos alunos e a Literatura sobre o assunto. Encontramos em todas as perguntas do questionário a presença de respostas com concepções alternativas, sendo levadas em consideração durante a elaboração do livro. Além disso, diversas sugestões foram apontadas no questionário de satisfação, como aumento da carga horária do curso e utilização de outras metodologias, como modelos tridimensionais (físicos e digitais) e outras mídias, como vídeos. Apesar de um limitado tempo disponível, para a realização do curso e confecção do livro, o produto se mostra como uma fonte confiável e abrangente de um conteúdo teórico sobre o nosso Sistema Solar, servindo como uma ótima base para professores de Ciências do Ensino Fundamental II.
Resumo em outra língua: Astronomy in the Elementary School has its importance recognized by the PCN (Nacional Curriculum Parameters): “observe does not only mean seeing, but seeking to see better, to find details in the observed object”. However, the content of Astronomy is not studied satisfactorily in the courses of formation and qualification of teachers, since many teachers who teach this content say they have enough difficulty or knowledge for the Teaching of Astronomy. In addition, textbooks bring several conceptual errors, which reinforce the alternative conceptions of these professionals. It is therefore necessary to seek solutions to this problem and this work aims to create a teacher training course, based on the correction of conceptual errors found in textbooks, resulting in the production of a book, covering the following themes: Seasons of the Year, Eclipses and Phases of the Moon, and Formation of Storms, besides a characterization of the Solar System and astronomical and climatic phenomena, contextualized to other planets of our System. The course was applied to undergraduate students in the Biology, Physics and Chemistry courses of the Universidade Federal de Ouro Preto, together with two questionnaires to evaluate students' knowledge and course satisfaction, respectively. To analyze the answers to the questionnaires, we used Bardin's Content Analysis as a theoretical reference, reading and interpreting each one of the answers, inferring in the meanings they brought us, while considering the context of the students and the Literature on the subject matter. We found in all the questions of the questionnaire the presence of answers with alternative conceptions, being considered during the elaboration of the book. In addition, several suggestions were pointed out in the satisfaction questionnaire, such as increasing the course load and using other methodologies, such as three-dimensional models (physical and digital) and other media, such as videos. Despite the limited time available for the course and preparation of the book, the product shows itself as a reliable and comprehensive source of theoretical content about our solar system, serving as a great base for elementary school science teachers.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11404
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, em 21/05/2019, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_FenômenosAstronômicosLivro.pdf5,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_FenômenosExtraterrestres.pdf5,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons