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dc.contributor.authorJanuario, Gilberto-
dc.contributor.authorManrique, Ana Lúcia-
dc.contributor.authorPires, Célia Maria Carolino-
dc.date.accessioned2019-06-03T17:14:25Z-
dc.date.available2019-06-03T17:14:25Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSANTOS, G. J. dos; MANRIQUE, A. L.; PIRES, C. M. C. Conceitos de Affordance e de Agência na relação professor-materiais curriculares em educação matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 32, n. 60, p. 1-30, abr. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bolema/v32n60/0103-636X-bolema-32-60-0001.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4415-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11394-
dc.description.abstractEstudos sobre a relação professor-materiais curriculares apresentam diferentes elementos que influenciam essa interação, como affordance e agência. Neste artigo, o nosso propósito é explorar esses conceitos e discutir seus significados na relação que professores estabelecem com materiais curriculares em Educação Matemática. Para proceder à conceitualização, realizamos busca de artigos e livros, seguida de uma triagem e posterior análise e exploração dos conceitos na perspectiva do estudo bibliográfico. Quanto à discussão de significados, tomamos o relatório de uma pesquisa como objeto de estudo para realizar a análise, na perspectiva da metanálise, de aspectos que ilustram como esses conceitos estão associados a essa relação. O quadro teórico reporta-se a autores que discutem a teoria da affordance e a teorizações sobre estruturação, especificamente sobre agência. A análise dos dados mostra que conhecimentos, crenças e valores dos professores influenciam na captação de informações dos materiais curriculares, levando-os a perceber affordances, situar a agência em si próprios e nos materiais e provocar o deslocamento de poder entre ambos os agentes. Mostra, ainda, que affordances e agência podem ser competências coletivas propiciadas pelo intercâmbio entre professores e seus pares.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectCurrículos de matemáticapt_BR
dc.titleConceitos de Affordance e de Agência na relação professor-materiais curriculares em educação matemática.pt_BR
dc.title.alternativeConcepts of Affordance and Agency in teacher-curriculum materials relationship in mathematics education.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados na Bolema estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Bolema <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 20 out. 2016.pt_BR
dc.description.abstractenStudies on the relationship between teacher-curriculum materials present different elements that influence this interaction, such as affordance and agency. In this article, our purpose is to explore these concepts and discuss their meanings in the relationship that teachers establish with curriculum materials in Mathematics Education. To proceed with the conceptualization, we researched for articles and books, followed by a screening and subsequent analysis and exploration of the concepts in the bibliographic study's perspective. Regarding the discussion of meanings, we chose a research as object of study to carry out the analysis, in the meta-analysis perspective, of aspects that illustrate how these concepts are associated with this relationship. The theoretical framework refers to authors who discuss affordance theory and theorizing about structuring, specifically agency. Data analysis shows that teachers knowledge, beliefs, and values influence information acquisition from curriculum materials, leading them to infer affordances, situate the agency in them and in the materials, and provoke the shift of power between the two agents. It also shows that affordances and agency can be collective skills provided by the exchange between teachers and their peers.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v32n60a01pt_BR
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