Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11382
Título: Explorando a abordagem dialógica da etnomodelagem : traduzindo conhecimentos matemáticos local e global em uma perspectiva sociocultural.
Título(s) alternativo(s): Exploring dialogic approach in ethnomodelling : translating local and global mathematical knowledge in a sociocultural perspective.
Autor(es): Orey, Daniel Clark
Rosa, Milton
Palavras-chave: Etnomatemática
Modelagem matemática
Abordagens êmica e ética
Ethnomathematics
Mathematical modelling
Data do documento: 2018
Referência: OREY, D. C.; ROSA, M. Explorando a abordagem dialógica da etnomodelagem : traduzindo conhecimentos matemáticos local e global em uma perspectiva sociocultural. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 11, n. 1, p. 179-210, 2018. Disponível em: <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/485>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Resumo: A utilização das noções, procedimentos e práticas encontradas fora da escola pode ser considerada no desenvolvimento do processo de modelagem, mas não somente como uma mera manipulação das ideias e noções matemáticas. A aplicação do conhecimento etnomatemático juntamente com as ferramentas da modelagem permite-nos perceber diferentes realidades por meio de uma visão holística do conhecimento matemático. Nessa perspectiva, a abordagem pedagógica que conecta os aspectos culturais da matemática com seus aspectos acadêmicos é denominada etnomodelagem, que é um processo de tradução e elaboração de problemas e questões retiradas de sistemas que constituem parte da realidade dos membros de um determinado grupo cultural. Nesse artigo teórico é oferecida uma abordagem alternativa para a pesquisa em Educação Matemática, que é a aquisição de conhecimentos local (abordagem êmica) e global (abordagem ética) para a implementação das pesquisas em etnomodelagem. Esse artigo também uma terceira abordagem para as pesquisas em etnomodelagem, denominada de dialógica, que utiliza ambas as abordagens êmica e ética. Como resultado dessa discussão teórica, define-se a etnomodelagem como sendo o estudo de fenômenos matemáticos que ocorrem uma determinada cultura, pois é um construto social e culturalmente enraizado.
Resumo em outra língua: Using mathematical notions, procedures, and practices encountered outside of the school can develop the process of modelling rather than serving as mere manipulation of mathematical ideas. The application of ethnomathematical knowledge along with the tools of modelling allows us to see different realities, explore alternative perspectives, and gives us insight into a more connected or holistic mathematical knowledge. This pedagogical approach that connects cultural aspects of mathematics to its academic aspects is named ethnomodelling. It is a process of translation and elaboration of problems and questions taken from systems part of a reality for the members of any given cultural group. In this theoretical article, an alternative goal for research is offered, which includes the acquisition of both emic and etic approaches for the implementation of ethnomodelling. This article also offers researchers a third perspective on ethnomodelling, which is the dialogic approach that makes use of both emic and etic approaches and the interaction of the two. As a result of this theoretical discussion, we define ethnomodelling as the study of mathematical phenomena within a culture because it is a social construct and culturally bound.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11382
ISSN: 2011-5474
Licença: Todos los contenidos de la Revista Latinoamericana de Etnomatemática se publican bajo la licencia de la Red Latinoamericana de Etnomatemática y el Departamento de Matemáticas y Estadística de la Universidad de Nariño y pueden ser usados gratuitamente para fines no comerciales, dando los créditos a los autores y a la Revista, como lo establece esta licencia. Fonte: Revista Latinoamericana de Etnomatemática <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RLE/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 jan. 2017.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ExplorandoAbordagemDialógica.pdf469,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.