O Rádio e a cidade patrimônio : experiências de escuta, localismo e migração nos discursos de ouvintes Ouro-Pretanos.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O rádio local tem a capacidade de reforçar laços culturais, organizar a vida diária, perpetuar tradições e demarcar temporalidades. Ele indica as horas que passam devagar, confirma acontecimentos, serve para mandar recados e compartilha com os sinos das igrejas os avisos de falecimentos e missas. Ele aproxima as zonas rurais das urbanas, faz a população ser ouvida e se ouvir, é parte do cotidiano das pequenas cidades em hábitos de escuta compartilhados entre gerações. Desde 1973 a Rádio Itatiaia Ouro Preto desempenha esse papel na cidade patrimônio, buscando construir um elo bastante próximo com a população ouro-pretana que se vê representada pela emissora. Esta pesquisa parte dessas associações para explorar os discursos dos ouvintes da Rádio Itatiaia Ouro Preto sobre aspectos que envolvem o lugar social, memorial e tecnológico das experiências de escuta radiofônica, as dinâmicas do localismo nas características da emissora ouro-pretana e para verificar as expectativas da audiência em meio à migração da rádio do AM para FM. O processo de migração, tomado como ponto inicial e final da investigação, está afetando as formas de produção, transmissão, formatos, modelos de negócio, programação, identidade, interação e outros fatores da estrutura da radiodifusão no país. Enquanto pesquisa de recepção, o trabalho desenvolvido teve uma sustentação multimetodológica dividida em duas fases: a primeira buscou entender como a Rádio Itatiaia Ouro Preto se constituiu e se inseriu na vida cotidiana da cidade e as ações referentes ao seu processo de migração para FM; a segunda identifica nos discursos dos ouvintes suas relações com a rádio através das experiências cotidianas de escuta e das associações com o local, além das impressões sobre o processo de migração. Para explorar o viés da emissora foram feitas entrevistas de história oral e semiestruturada, pesquisa documental, aplicação de questionário e escuta sistematizada da programação durante quatro semanas alternadas. O viés do ouvinte, central na pesquisa, é entendido a partir da aplicação de questionários online e realização de entrevistas com uma amostra voluntária. Os dados são explorados com base nos métodos da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016). Os resultados apontam que a Rádio Itatiaia Ouro Preto é parte do dia a dia da cidade patrimônio e tem papel fundamental na manutenção das identidades cotidianas. Os resultados da migração estão sendo sentidos pela audiência fiel e acostumada com as características tradicionais da emissora.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Rádio - Ouro Preto, Radiodifusão
Citação
MEDEIROS, Rafael Ferreira. O Rádio e a cidade patrimônio : experiências de escuta, localismo e migração nos discursos de ouvintes Ouro-Pretanos. 2019. 276 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.