Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11277
Título: Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente.
Autor(es): Santos, Carlos Victor Nascimento dos
Palavras-chave: Campo jurídico
Ensino do Direito
Pesquisa
Teaching practice of the Law
Juridicial field
Data do documento: 2018
Referência: SANTOS, C. V. N. dos. Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente. Confluências - Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, v. 20, n. 3, p. 168-197, 2018. Disponível em: <http://www.confluencias.uff.br/index.php/confluencias/article/view/578>. Acesso em: 13 fev. 2019.
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de relatar uma experiência docente a partir da criação e adaptação do conteúdo e metodologia propostos em uma disciplina que envolvia a discussão de temas relativos ao direito constitucional às condições estabelecidas pela universidade e necessidade dos alunos. Durante o exercício de construção e desconstrução de argumentos e teses, a partir da metodologia proposta, foi possível estabelecer reflexões em salas de aula acerca da necessidade de estranhamento com o campo jurídico e relativização e desnaturalização de categorias jurídicas. O resultado foi a percepção de como o ensino do Direito pode estar estruturado e do potencial da pesquisa na distinção de três importantes fenômenos: como o campo jurídico é lido pela doutrina, como ele funciona e como os seus atores dizem que ele efetivamente é.
Resumo em outra língua: This paper aims to report a teaching experience with the creation and adaptation of the content and methodology proposed in a discipline which involved the discussion of topics related to constitutional law the conditions established by the university and the students need. From the proposed methodology with the construction and deconstruction of arguments and theses, reflections were established in classrooms about the necessity of estrangement with the judicial field and relativization and denaturalization of the juridical categories. The result was the perception of how the legal education might be structured and the potential of research in distinction of the three important phenomenon: as the judicial field is read by the doctrine, how it works and how the actors say it is.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11277
DOI: https://doi.org/10.22409/conflu20i3.p578
ISSN: 2318-4558
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Confluências estão sob a Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Confluências <http://www.confluencias.uff.br/index.php/confluencias/about/submissions#authorGuidelines>. Acesso em: 27 mar. 2019.
Aparece nas coleções:DEGEP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_NovasFormasEstudo.pdf470,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.