Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11258
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Breynner Ricardo de-
dc.contributor.authorSouza, Waleska Medeiros de-
dc.contributor.authorPerucci, Leidelaine Sergio-
dc.date.accessioned2019-05-09T16:16:18Z-
dc.date.available2019-05-09T16:16:18Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, B. R. de; SOUZA, W. M. de; PERUCCI, L. S. Política de formação de professores nas últimas décadas no Brasil : avanços, desafios, possibilidades e retrocessos. Roteiro, Joaçaba, v. 43, Edição Especial, p. 47-76, dez. 2018. Disponível em: <https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16491>. Acesso em: 13 fev. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2177-6059-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11258-
dc.description.abstractNeste artigo descrevem-se e analisam-se as principais políticas de formação de professores gestadas desde os anos 1990, concentrando-se nos Governos de Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Sila, Dilma Rousseff e Michel Temer. O percurso analítico empreendido revela que as ações de formação inicial e continuada de professores têm forte vinculação com a agenda governamental e que têm sido sistematicamente contingenciadas pelos ciclos político-eleitorais. Ao descrever e analisar as políticas e os programas desenhados nesses Governos percebe-se que a alternância da agenda é marcada pela questão orçamentária, especialmente nos Governos Dilma e Temer. A consequência é o desmantelamento da rede de formação que foi gestada no nível local e regional, ancorada pelas universidades, responsáveis pela articulação com os estados e municípios brasileiros.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectConjuntura educacionalpt_BR
dc.subjectEducational policiespt_BR
dc.subjectEducational scenariopt_BR
dc.titlePolítica de formação de professores nas últimas décadas no Brasil : avanços, desafios, possibilidades e retrocessos.pt_BR
dc.title.alternativeTeacher training policy in the last decades in Brazil : advances, challenges, possibilities and setbacks.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados no periódico Roteiro estão sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Roteiro <https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/about/submissions>. Acesso em: 27 mar. 2019.pt_BR
dc.description.abstractenThis article describes and analyzes the main teacher training policies since the 1990s, focusing on the Governments of Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff and Michel Temer. The analysis carried out reveals that initial and continuing teacher training actions are strongly linked to the government agenda and have been systematically constrained by political-electoral cycles. In describing and analyzing the policies and programs designed in these Governments it is clear that the alternation of the agenda is marked by the budget issue, especially in the Dilma and Temer Governments. The consequence is the dismantling of the training network that was created at the local and regional level, anchored by the universities, responsible for articulation with Brazilian states and municipalities.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.18593/r.v43iesp.16491pt_BR
Aparece nas coleções:DEGEP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PolíticaFormaçãoProfessores.pdf256,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.