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Title: Fenomenologia transcendental e arte em Edmund Husserl.
Authors: Oliveira, Míriam Cristina Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Furtado, José Luiz
Keywords: Edmund Husserl
Fenomenologia
Arte e filosofia
Percepção - filosofia
Imaginação
Issue Date: 2019
metadata.dc.contributor.referee: Furtado, José Luiz
Damiano, Gilberto Aparecido
Silva, Hélio Lopes da
Citation: OLIVEIRA, Míriam Cristina Silva. Fenomenologia transcendental e arte em Edmund Husserl. 2019. 191 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Abstract: O presente trabalho visa apresentar o modo como Husserl aplica os princípios da Fenomenologia Transcendental ao campo estético propriamente dito. A proposta que apresentamos aqui, foi elaborada a partir de análises nas principais obras elaboradas por ele onde constavam o maior número de referências às obras de arte. Adotamos também com grande ênfase o livro Maria Emanuela Saraiva “A imaginação segundo Husserl”. Neste sentido, os principais conceitos que se ligam à questão estética com são: percepção e imaginação. Inicialmente buscamos destacar partes textuais e trazê-las para compor o corpo do trabalho. A tese foi fundamentada no aprofundamento dos conceitos da Fenomenologia relacionados à pesquisa de Estética e Filosofia da Arte. Em seguida, apresentamos um estudo sobre a percepção, destacando a sua importância fundamental tanto no método na Fenomenologia quanto na Filosofia da Arte. Compomos a parte final do trabalho apresentando o conceito fenomenológico da imaginação e seu papel central na concepção de Arte. Adotamos a revisão bibliográfica como metodologia, entrelaçando conceitos e identificando “emendas” que amarravam um campo do saber a outro. Revisão, reflexão e aprofundamento do referencial teórico sobre Fenomenologia e Estética foram os exercícios constantes no decorrer do presente trabalho. Buscamos nas considerações finais fundamentar a hipótese da pesquisa que parte do pressuposto de que A arte é campo fecundo para a investigação fenomenológica (da consciência transcendental e constituinte)
metadata.dc.description.abstracten: The present work aims at presenting how Husserl applies the principles of the Transcendental Phenomenology to the aesthetic field itself. The proposal that we present here, was elaborated from analyzes in the main works elaborated by him where they were the largest number of references to the works of art. We also adopted with great emphasis the book Maria Emanuela Saraiva "The imagination according to Husserl". In this sense, the main concepts that are linked to the aesthetic question with are: perception and imagination. Initially we sought to highlight textual parts and bring them to the body of work. The thesis was based on the deepening of the concepts of Phenomenology related to the research of Aesthetics and Philosophy of Art. Next, we present a study on perception, highlighting its fundamental importance both in the method in Phenomenology and in the Philosophy of Art. We compose the final part of the work presenting the phenomenological concept of the imagination and its central role in the conception of Art. We adopted the bibliographical revision as methodology, interweaving concepts and identifying "amendments" that tied one field of knowledge to another. Review, reflection and deepening of the theoretical reference on Phenomenology and Aesthetics were the constant exercises during the present work. We seek in the final considerations to base the hypothesis of the research that starts from the assumption that the Art is a fertile field for investigation of the Transcendental Phenomenology, that is, the Phenomenology of the constituent conscience.
Description: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11190
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/04/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante.
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