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Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorCoutrim, Rosa Maria da Exaltaçãopt_BR
dc.contributor.authorRosa, Denise Costa-
dc.date.accessioned2019-05-02T14:04:08Z-
dc.date.available2019-05-02T14:04:08Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationROSA, Denise Costa. Quando as obrigações escolares são administradas pelos avós : um estudo sobre as práticas educativas dos avós cuidadores dos netos. 2018. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11155-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractDiversos estudos indicam que, atualmente, os avós têm desempenhado importante papel junto à família, principalmente no que diz respeito ao cuidado dos netos. Quando os avós são os principais responsáveis pelos netos, observamos que eles têm uma atenção especial ao processo de escolarização das crianças. Com o intuito de conhecer um pouco mais do universo da relação entre os avós e os netos, isto é, relações intergeracionais e o processo educativo, esta pesquisa teve como principal objetivo investigar como é construído o processo educativo na relação entre avós cuidadoras em tempo integral e seus netos. A questão que buscamos responder foi: como é construído o processo educativo na relação entre avós cuidadoras em tempo integral e seus netos? A investigação foi realizada na cidade de Viçosa (MG) e a abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas entrevistas reflexivas com quatro avós de camadas populares que, por diversas circunstâncias familiares e pessoais, se tornaram as principais responsáveis por seus netos e vivem com eles na mesma residência. A proposta das entrevistas foi a de conhecer a vivência e rotina dessas mulheres no cuidado cotidiano de seus netos, bem como investigar quais são as práticas educativas desenvolvidas com vistas ao bom desempenho escolar dos netos. Os resultados demonstraram que a relação entre avós e netos vai sendo construída ao longo do tempo e é permeada de afeto, cuidado e cumplicidade, porém, também há preocupações, cansaço, tensões e desapontamentos, principalmente em relação aos filhos que, em muitos casos, afastaram-se das crianças desde muito pequenas. As avós mantêm uma relação estreita com as escolas dos netos e as práticas educativas familiares contam não apenas com a boa vontade dessas responsáveis, mas também com uma relação de solidariedade com os familiares e amigos, que são solicitados por elas sempre que têm dificuldades nas questões relativas à aprendizagem escolar das crianças.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectAvós e netospt_BR
dc.subjectRelações entre geraçõespt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.titleQuando as obrigações escolares são administradas pelos avós : um estudo sobre as práticas educativas dos avós cuidadores dos netos.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 25/04/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeNogueira, Marlice de Oliveira ept_BR
dc.contributor.refereeCoutrim, Rosa Maria da Exaltaçãopt_BR
dc.contributor.refereeReis, Lilian Perdigão Caixêtapt_BR
dc.description.abstractenSeveral studies indicate that grandparents have now played an important role with the family, especially in regard to the care of the grandchildren. When grandparents are primarily responsible for the grandchildren, it is observed that they have a special attention to the process of schooling of the children. In order to know a little more about the universe of the relationship between grandparents and grandchildren, that is the intergenerational relation, and the educational process, the main objective of this research was to investigate how the educational process is constructed in the relationship between grandparents full-time caregivers and grandchildren . The question we sought to answer was: how is the educational process constructed in the relationship between grandparents full-time caregivers and their grandchildren? The research was carried out in the city of Viçosa (MG) and the methodological approach chosen was qualitative. For the development of the research were conducted reflective interviews with four grandmas of popular layers who, for various family and personal circumstances, became the main responsible for their grandchildren and live with them in the same residence. The purpose of the interviews was to know the experience and routine of these women in the daily care of their grandchildren, as well as to investigate the educational practices developed aiming at the good school performance of the grandchildren. The results show that the relationship between grandparents and grandchildren is built over time and is permeated with affection, care and complicity, but there are also worries, fatigue, tensions and disappointments, especially in relation to the children who, in many cases, children from an early age. The grandparents maintains a close relationship with the grandchildren's schools and family educational practices rely not only on the goodwill of those responsible but also on a relationship of solidarity with family and friends which are requested by the grandparents whenever they have difficulties in the issues child learning.pt_BR
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