Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11147
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Siomara Aparecida da-
dc.contributor.authorZampier, Jenipher Emanuelle de Lima Campos-
dc.date.accessioned2019-04-26T14:59:21Z-
dc.date.available2019-04-26T14:59:21Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, S. A. da; ZAMPIER, J. E. de L. C. Efeito da prática esportiva sistematizada no desempenho coordenativo com bola de escolares. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 26, n. 3, p. 134-140, 2018. Disponível em: <https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/7783>. Acesso em: 20 fev. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn0103-1716-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11147-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo comparar e avaliar o desempenho coordenativo com bola de escolares engajados em um projeto esportivo com escolares inseridos apenas nas aulas de educação física. Participaram 127 alunos de escolas públicas da cidade de Ouro Preto/MG, de 7 a 15 anos de idade. A amostra foi dividida em dois grupos: participantes de projeto esportivo e não participantes de projeto esportivo. A coleta de dados foi realizada em dois momentos, pré-teste e pós-teste. O instrumento utilizado para avaliar a coordenação com bola foi o Teste de coordenação com bola (TECOBOL). Usou-se medidas de tendências centrais, o teste T-Student pareado e ANOVA One-way. Além disso, foi calculado o tamanho do efeito. Verificou-se que em todas as habilidades os momentos, no grupo participante se diferenciaram significativamente. Houve ganhos no desempenho coordenativo com bola no grupo participante em todas as habilidades e sexos. No grupo não participante o desempenho coordenativo com bola melhorou nas habilidades lançar e chutar, em ambos os sexos, porém nas habilidades de transporte da bola o desempenho piorou no sexo feminino. Comparando as quatro habilidades nos dois grupos, grupo participante e grupo não participante no momento pré-teste foi verificado que as mesmas se apresentaram diferentes significativamente. Nesta mesma análise, no momento pós-teste, os grupos só diferenciaram-se significativamente na habilidade de lançamento. O grupo participante possuía um nível coordenativo inferior no início das atividades esportivas do projeto quando comparados com o grupo não participante, permanecendo inferior no pós-teste. O tamanho do efeito no grupo participante foi de médio a grande. Ficou constatado que em ambos os momentos pesquisados o grupo de superioridade coordenativa com bola foi o engajado apenas nas aulas de Educação Física. E que os ganhos coordenativos em todas as habilidades e sexos foram assegurados somente aos que estavam submetidos à prática esportiva sistematizada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsrestritopt_BR
dc.subjectDestreza motorapt_BR
dc.subjectAtividades esportivaspt_BR
dc.subjectEducação física e treinamentopt_BR
dc.subjectMotor skillspt_BR
dc.subjectPhysical Education and trainingpt_BR
dc.titleEfeito da prática esportiva sistematizada no desempenho coordenativo com bola de escolares.pt_BR
dc.title.alternativeEffect of systematized sports practice on coordinated performance with ball in schoolchildren.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.description.abstractenThe objective of this study was to evaluate the coordinated performance with ball of students wich participated in a sports project and to compare with students enrolled only in physical education classes. One hundred and twenty-seven students from public schools, from 7 to 15 years of age, participated in this study. The sample was divided into two groups: the sports project participants group and the group of non-participants of sports project. The data collection was performed in two moments, pre-test and post-test. The instrument used to assess ball coordination was the Ball Coordination Test (TECOBOL). We used central trend measures, the paired Student-T test, One-way ANOVA and the eff ect size, r = √(t²/ (t²+gl)), was calculated. It was verifi ed that there was a signifi cantly diff erence between moments for all the abilities (Launch, kick, dribble and lead), in the group engaged in sports project. The moments in the non-participants group it had just signifi cantly diff erence in the kick ability. Comparing the four skills in both groups, sports project participants and non-participants at the pre-test was found to be signifi cantly diff erent. In the post-test moment, the groups only diff ered signifi cantly in the ability of launching. Towards to a fi rst evaluation it was noticed that children and teenagers, despite of being from the same socioeconomic context, it had show diff erent coordinative performance. The systematized practice approached and made possible the recovery of the coordinated level with ball. Systematized physical education classes are needed so that the active sports projects increases the range of the capacity development.pt_BR
dc.identifier.uri2https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/7783pt_BR
Aparece nas coleções:DEEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EfeitoPráticaEsportiva.pdf
  Restricted Access
863,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.