Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11100
Título: Hanseníase e a atenção primária : desafios educacionais e assistenciais na perspectiva de médicos residentes.
Título(s) alternativo(s): Leprosy and primary care : educational and healthcare challenges from the perspective of medical residents.
Autor(es): Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
Modena, Celina Maria
Palavras-chave: Educação em saúde
Atenção primária à saúde
Data do documento: 2015
Referência: SAVASSI, L. C. M.; MODENA, C. M. Hanseníase e a atenção primária : desafios educacionais e assistenciais na perspectiva de médicos residentes. Hansenologia Internationalis: hanseníase e outras doenças infecciosas, v. 40, n. 2, p. 2-16, 2015. Disponível em: <http://www.ilsl.br/revista/detalhe_artigo.php?id=12359>. Acesso em: 7 mar. 2019.
Resumo: A atenção primária é o nível de atenção privilegiado para ações de controle da hanseníase, doença infecciosa, negligenciada e estigmatizante, que ainda não foi controlada como problema de saúde pública no Brasil. Para descrever a percepção de médicos que atuam na atenção primária acerca da hanseníase, foi realizado um grupo focal com sete residentes de Medicina de Família e Comunidade do município de Betim, Minas Gerais. Resultados: A análise do conteúdo apontou para as subcategorias das “fontes de conhecimento”, da “assistência no nível primário” e da “educação em saúde”. Demonstrou-se uma formação para hanseníase na graduação médica foi predominantemente teórica, com poucos casos e no serviço a educação permanente foi insuficiente. Na categoria da assistência, apontou-se a exigência de um alto nível de suspeição para avaliação clínica da hanseníase, e reconheceu-se a Atenção Primária como âmbito adequado para os pacientes a despeito da demanda excessiva e estrutura física inadequada; a referência obrigatória para serviços especializados cria divisões, amplia o estigma e dificulta o acompanhamento horizontal dos pacientes com esta doença. Nas práticas educativas, percebe-se a dissociação entre a doença e sua real gravidade, fato atribuído à mudança da nomenclatura; quanto à comunicação, há necessidade de um linguajar popular, uso da mídia de massa. O estigma foi um tema transversal. Conclusão: as três categorias de análise, conhecimentos (ausentes) - assistência (insuficiente) - educação em saúde (para suspeição) se integram para explicar as dificuldades do cuidado; a graduação em medicina foi insuficiente, baseada em conteúdo teórico, poucos casos, e gera a percepção de uma doença rara, do campo de ação do subespecialista. As ações educativas devem associar o sintoma «mancha» à gravidade da doença, e demanda uma Atenção Primária efetiva para atender adequadamente a estas pessoas.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11100
Link para o artigo: http://www.ilsl.br/revista/detalhe_artigo.php?id=12359
ISSN: 1982-5161
Aparece nas coleções:DEMSC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_HanseníaseAtençãoPrimária.pdf
  Restricted Access
2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.