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Título: A educação da anormalidade na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1940).
Autor(es): Santos, Eli Ribeiro dos
Orientador(es): Hamdan, Juliana Cesário
Palavras-chave: Educação especial
Revista de Educação
Educação - história
Data do documento: 2019
Membros da banca: Hamdan, Juliana Cesário
Lages, Rita Cristina Lima
Passos, Rosana
Referência: SANTOS, Eli Ribeiro dos. A educação da anormalidade na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1940). 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar a educação escolar das pessoas consideradas anormais em Minas Gerais, nos anos de 1925 a 1940, a partir dos textos publicados na Revista do Ensino. Pretende-se compreender, por um lado, quais as concepções de educação dos sujeitos considerados anormais circularam na ambiência educacional em Minas Gerais, por meio dos artigos escritos por educadores, políticos e intelectuais que, de alguma forma, participaram da referida dessa construção. Por outro lado, investiga a articulação desses artigos com as Reformas Educacionais, que, em alguma medida, se referiram à questão da educação da anormalidade. Para as análises dos artigos, toma-se como referência central os pressupostos teóricos de Michel de Foucault (2001), presentes na obra Os anormais, destacando a concepção de anormalidade. Como fontes principais foram utilizados os artigos da revista e a legislação do período: reformas do ensino, leis, decretos, regulamentos etc. Para abordar a Revista do Ensino como um periódico da imprensa pedagógica foram eleitas as considerações de Roger Chartier (2003) assentadas no conceito de “circulação” e alcances da escrita no impresso, visto que a circulação da revista pode ser entendida como orientadora de práticas de educar a infância considerada anormal. Se por um lado, a pesquisa procurou compreender quais as concepções de educação dos sujeitos considerados anormais circulavam na ambiência educacional de Minas Gerais, a partir dos artigos publicados na Revista do Ensino, por outro lado, investigou a articulação dessas publicações com as reformas educacionais ocorridas no Brasil e em Minas Gerais, que, em alguma medida, se referiam à educação dos anormais. Espera-se com os resultados desta pesquisa contribuir com o campo da História da Educação em Minas Gerais, e em especial com o campo da História da Educação Especial, ampliando o debate sobre a invisibilidade e apagamento dos sujeitos considerados anormais, especiais, deficientes, portadores de deficiência – cada um desses termos adequados ao tempo e contexto foram/são empregados – nos espaços e discursos voltados para os projetos de educação no Brasil.
Resumo em outra língua: This study aims at investigating the educational process of those considered abnormal in Minas Gerais State through the texts published by Revista do Ensino during the time span of 1925 to 1940. Capitalizing on articles written by educators, politicians and intellectuals of the time, the study sought to understand, on the one hand, what the conceptions of education geared to the abnormal were and, on the other hand, investigate the interplay between these articles and the educational reforms which, to some extent, dealt with the education of the abnormal. So as to analyze the articles, the theoretical assumptions of Michel Foucault (2001), found in his work Abnormal, featuring concepts of abnormality, served as the main reference. The main source of investigation in the study is comprised of articles from Revista de Ensino and the legislation of the time such as educational reforms, edicts, ordinances and so on. In order to address the Revista do Ensino as a pedagogical press’ newspaper, this study also capitalized on Roger Chartier’s views (2003) based upon the concept of circulation and readership of the printing text, given that the magazine circulation may be understood as a way to orient the education of the children considered abnormal. On the one hand, the study attempted to understand what the conceptions of education permeating the educational surroundings aiming those considered abnormal were; on the other hand, it investigated the interplay between the articles and the educational reforms in Brazil and in the State of Minas Gerais which somehow dealt with the education of those considered abnormal. The findings of the study are expected to contribute to the field of History of Education in Minas Gerais, especially to the field of History of Special Educational Needs, forwarding the debate about the invisibility of those considered to be abnormal, special, handicapped and disabled – each of these terms should fit the time and context which they were employed – in the places and discourses aiming the educational projects in Brazil.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11039
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/04/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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