Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11030
Título: Lixo eletrônico na instrumentação para o Ensino de Física : aplicação e análise de atividades investigativas sobre mecânica.
Autor(es): Vieira, Graciene Carvalho
Orientador(es): Carvalho, Edson José de
Palavras-chave: Física - estudo e ensino
Lixo eletrônico
Instrumentação
Data do documento: 2019
Membros da banca: Carvalho, Edson José de
Souza, Gilmar Pereira de
Santos, Emerson Izidoro dos
Referência: VIEIRA, Graciene Carvalho. Lixo eletrônico na instrumentação para o Ensino de Física : aplicação e análise de atividades investigativas sobre mecânica. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar a aprendizagem dos alunos mediada por atividades investigativas. Em particular, foram utilizados experimentos quantitativos construídos a partir de componentes retirados do lixo eletrônico e que visavam abordar conceitos de cinemática. Foram desenvolvidas atividades investigativas com base nestes experimentos, atividades estas que foram aplicadas em uma turma do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual na cidade de Congonhas. Para coleta de dados foram utilizados caderno de campo, materiais produzidos pelos estudantes e filmagens. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo. As atividades proporcionaram momentos de discussões entre os estudantes, que se mostraram interessados no tipo de abordagem utilizada tanto para o estudo de conceitos científicos quanto para a evidenciação das questões sociais e ambientais relativas ao lixo eletrônico. O produto educacional gerado a partir do presente trabalho será um livro que conterá a descrição de montagem de alguns experimentos, explicações dos conceitos relacionados a cada experimento além de sugestões de atividades para explorá-los.
Resumo em outra língua: The present work goal to investigate students learning mediated by investigative activities. In particular, were used quantitative experiments built from components taken from electronic waste and aimed at addressing concepts of kinematics. Were developed investigative activities based on these experiments, which were applied in a class of the 1st year of high school in a state public school in the city of Congonhas. For the collection of data was used research notebook, materials produced by the students and filming. To analyze the data, was used the Content Analysis technique. The activities provided moments of discussion among the students, they were interested in the type of approach used both for the study of scientific concepts and to highlight social and environmental questions related to electronic. The educational product generated from the present work is a book that contains the assembly description of some experiments, explanations of the concepts related to each experiment as well as suggestions of activities to explore them.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11030
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora, em 05/04/2019, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_LixoEletrônicoInstrumentação.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_LixoEletrônicoInstrumentação.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons