Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10877
Título: Qualidade microbiológica de leites UHT comercializados na cidade de Ouro Preto, MG.
Autor(es): Cioglia, Camila Rodrigues
Freitas, Maria Tereza de
Palavras-chave: Processamento do leite
Microrganismos indicadores
Qualidade higiênico-sanitária
Data do documento: 2017
Referência: CIOGLIA, C. R.; FREITAS, M. T. de. Qualidade microbiológica de leites UHT comercializados na cidade de Ouro Preto, MG. Brazilian Journal of Food Research, Campo Mourão, v. 8 n. 4, p. 74-88, out./dez. 2017. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rebrapa/article/view/4557>. Acesso em: 21 fev. 2019.
Resumo: O leite é um alimento de alto valor nutricional e, ao mesmo tempo, é um excelente meio para o crescimento de microrganismos, que podem ser patogênicos e prejudiciais para o homem, ou deteriorar o produto. Embora o tratamento em Ultra Alta Temperatura (UAT) ou Ultra High Temperature (UHT) seja aplicado para garantir a segurança microbiológica e aumentar a vida útil do produto, a literatura referente à avaliação microbiológica de leites UHT traz relatos de falhas do processo. O objetivo deste trabalho foi averiguar a qualidade microbiológica de três marcas de leites UHT comercializados no município de Ouro Preto – MG, por meio da contagem de bactérias mesófilas, psicrotróficas, termófilas e de esporos mesófilos aeróbios. Foi utilizado o método convencional para detecção de cada um desses microrganismos de acordo com as orientações da Instrução Normativa nº 62 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O resultado das análises demonstrou que as amostras de leites UHT não apresentaram quantidades inadequadas de microrganismos indicadores de deficiências no processo ou de qualidade da matériaprima.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10877
ISSN: 24483184
Licença: Os trabalhos publicados pelo periódico Brazilian Journal of Food Research estão sob uma Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial o periódico Brazilian Journal of Food Research. Fonte: Brazilian Journal of Food Research <https://periodicos.utfpr.edu.br/rebrapa/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 25 fev. 2019.
Aparece nas coleções:DEALI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_QualidadeMicrobiológicaLeites.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.