Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10627
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorFranco, Marco Antônio Melopt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Eutiquio Fernandes da-
dc.date.accessioned2019-01-11T13:11:23Z-
dc.date.available2019-01-11T13:11:23Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFONSECA, Eutiquio Fernandes da. Do teatro ao processo pedagógico : possíveis interlocuções entre o processo colaborativo e as práticas pedagógicas na educação especial na APAE de Ouro Preto. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10627-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa buscou investigar e compreender as influências do processo colaborativo de criação teatral na constituição de práticas pedagógicas de professores no ensino de crianças com deficiência, em uma escola de educação especial no município de Ouro Preto – MG. Nos baseamos teoricamente em pesquisadores do Teatro, da Educação e da Sociologia para tratar do processo colaborativo, da pedagogia do teatro, cultura e escola e educação especial. Para realização da pesquisa adotamos a abordagem qualitativa e o estudo de caso. Como instrumentos para coleta dos dados utilizamos a entrevista semiestruturada e algumas situações de observação. A análise dos dados se baseia, quase em sua totalidade, nos resultados das entrevista revelando assim, o que pensam as professoras entrevistadas sobre a relação entre o teatro colaborativo e o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas na APAE. Como resultados foi possível identificar que as professoras, quando falam sobre a educação de pessoas com deficiência, trazem em seu discurso a questão da diferença. Em relação ao processo colaborativo, de acordo com os depoimentos das professoras, foi possível identificar que embora não haja um domínio conceitual do termo as suas técnicas são reconhecidas e são um diferencial em relação ao currículo padrão. Sobre as práticas, foram relatadas o uso de técnicas e aspectos inerentes ao processo de teatro colaborativo em sala de aula, em atividades extracurriculares e em eventos da instituição. É possível considerar que, se por um lado, não haja, por parte das professoras, um domínio conceitual sobre o teatro colaborativo, por outro é possível inferir que as ações desenvolvidas pelo Cia da Gente no interior da APAE deixa suas marcas. Vários aspectos característicos do processo aparecem nas falas das professoras evidenciando que esses aspectos, de alguma forma, são utilizados em outros momentos pedagógicos, para além do teatro.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectTeatro na educaçãopt_BR
dc.titleDo teatro ao processo pedagógico : possíveis interlocuções entre o processo colaborativo e as práticas pedagógicas na educação especial na APAE de Ouro Preto.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/01/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeFranco, Marco Antônio Melopt_BR
dc.contributor.refereeCastro, Maria Terezapt_BR
dc.contributor.refereeNeves, Libéria Rodriguespt_BR
dc.description.abstractenThe research aimed at investigating and comprehending the influences of the collaborative process of theatrical creation in the constitution of pedagogical practices of teachers in the teaching of children with disabilities in a special education school in the municipality of Outro Preto – MG. We are theoretically based in theater, education and sociology researchers in order to deal with the collaborative process, the theater pedagogy, culture and school and special education. For this research development, we adopted a qualitative approach and the case study. As data collection instruments we used the semi-structured interview and some observation situations. Data analysis is based, almost in its totality, on the results obtained from the interviews, revealing the interviewed teachers thoughts on the relationship between the collaborative theater and the development of their pedagogical practices at APAE. As a result, it was possible to identify that the teachers, when talking about education of people with disabilities, have on their speeches the question of the difference. Regarding the collaborative process, according to the teacher’s statements, it was possible to identify that, although there is not a conceptual mastery of the term, their techniques are acknowledged and a differential in relation to the standard curriculum. Concerning the practices, the use of techniques and inherent aspects to the collaborative process theater in the classroom, extracurricular activities and institution events were reported. It is possible to consider that, even though the teachers have no conceptual dominance over collaborative theater, it is possible to infer that the actions developed by the Cia da Gente inside the APAE leaves its marks. Several characteristic aspects of the process arises on the teacher's speech, evidencing that such aspects, in some way, are utilized in other pedagogical moments besides the theater.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_TeatroProcessoPedagógico.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons