Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10583
Título: O curso de pedagogia na modalidade a distância da Universidade Federal de Ouro Preto : a percepção dos seus egressos.
Autor(es): Isaac, Margaret Regina de Assis
Orientador(es): Nunes, Célia Maria Fernandes
Palavras-chave: Universidade Aberta do Brasil
Pedagogia
Ensino à distância
Data do documento: 2018
Membros da banca: Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Garbin, Tânia Rossi
Cunha, Maria Amália de Almeida
Nunes, Célia Maria Fernandes
Referência: Isaac, Margaret Regina de Assis. O curso de pedagogia na modalidade a distância da Universidade Federal de Ouro Preto : a percepção dos seus egressos. 2018. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumo: A proposta deste tema de pesquisa justifica-se pela importância do curso de Pedagogia a distância para a formação de professores. Este trabalho teve como objetivo geral investigar a percepção dos egressos do curso de Pedagogia na modalidade a distância, ofertado pela Universidade Federal de Ouro Preto no âmbito da Universidade Aberta do Brasil, no polo de João Monlevade-MG. Recorremos à abordagem metodológica de cunho qualitativo, cujos instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e o questionário, bem como o levantamento e análise de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. De forma geral, as pesquisas encontradas apontam os aspectos positivos e negativos da educação a distância, bem como os pontos de reflexão que levam à busca de melhoria da educação, a partir do sistema Universidade Aberta do Brasil. A análise dos dados do questionário demonstrou avaliação positiva do curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Ouro Preto pela maioria dos egressos investigados, que se apresentaram como sujeitos comprometidos com a busca da educação continuada, acendendo as esperanças por um despertar de mudanças. Entre os achados da pesquisa, percebemos que a Universidade Federal de Ouro Preto tem, por meio da ação de seus gestores, docentes e demais profissionais, buscado promover espaços de formação a partir de reflexões durante as aulas, e não somente nas disciplinas de carga horária destinada à prática, como é o caso do estágio obrigatório.
Resumo em outra língua: The proposal for this research theme is justified by the importance of the EaD Pedagogy course for teacher training. In this way the work had as general objective to investigate the perception of the graduates of the course of Pedagogy in the distance modality, offered by UFOP, within the scope of the UAB, in the pole of João Monlevade. We used the methodological approach of qualitative character, whose data collection instruments were the semistructured interview and questionnaire, as well as a survey and analysis of dissertations and theses of CAPES. In general, the researches surveyed point out the positive and negative aspects, as well as the points of reflection that lead to the search for improvement of education, based on the UAB system. The analysis of the data of the questionnaire showed a positive evaluation of the Distance Pedagogy course at UFOP by the majority of the graduates investigated, who presented themselves as subjects compromised by the search for continuing education, sparking hopes for an awakening of changes. Among the research findings, we noticed that UFOP has, through its managers, teachers and other professionals, sought to promote training spaces, based on reflections during classes, not limited to only the hours allocated to the practices, as is the case of the mandatory internship.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10583
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 06/12/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_CursoPedagogiaModalidade.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.