Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10570
Title: Impactos da adoção do ENEM para os alunos que iniciam cursos de ciências exatas.
Authors: Dias, Bruno de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Campos, Dilhermando Ferreira
Keywords: Exame vestibular
Ensino médio
Ensino superior
Issue Date: 2018
metadata.dc.contributor.referee: Campos, Dilhermando Ferreira
Ferreira, Maria Cristina Costa
Moreira, Plínio Cavalcanti
Citation: DIAS, Bruno de Almeida. Impactos da adoção do ENEM para os alunos que iniciam cursos de ciências exatas. 2018. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Abstract: Este estudo foi desenvolvido na Linha de Pesquisa 1 - Educação Matemática Superior, Informática Educacional e Modelagem Matemática do Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Nossa hipótese de trabalho é que existe uma relação entre o formato da prova de seleção dos calouros, no caso, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), e as dificuldades apresentadas pelos alunos na disciplina de Cálculo I. Partindo dessa hipótese, utilizamos uma base documental constituída de questões do Novo ENEM, do antigo vestibular da UFOP e das listas de exercícios de dois professores da disciplina de Cálculo I do DEMAT/UFOP com o objetivo de observar semelhanças e diferenças entre esses conjuntos de questões. Os resultados evidenciaram uma similaridade entre as questões do antigo vestibular da UFOP e as listas dos professores, mostrando que apesar da mudança no processo seletivo com a adoção do ENEM e adesão da UFOP ao SISU, as ementas das disciplinas e as expectativas dos professores em relação aos conhecimentos prévios que os alunos têm ao ingressar na Universidade parecem estar mais ligados ao antigo formato de processo seletivo do que ao atual.
metadata.dc.description.abstracten: This study was developed in Research Line 1 - Higher Mathematics Education, Educational Informatics and Mathematical Modeling of the Professional Masters in Mathematics Education of the Federal University of Ouro Preto (UFOP). Our working hypothesis is that there is a correlation between the format of the entrance exam, in this case ENEM (Nacional High School Exam), and the difficulties presented by the students in the discipline of Calculus I. Starting from this hypothesis, we used a documentary base consisting of questions from the New ENEM, the former UFOP entrance exam and lists of exercises used by two professors of Calculus I in DEMAT/UFOP. The objective was to observe similarities and differences between these sets of questions. The results showed a similarity between questions from the former UFOP’s entrance exam and the lists of exercises used by the professors, showing that in spite of the change in the selection process, with the adoption of the ENEM and UFOP’s adherence to the Unified Selection System, the syllabus and professors’ expectations regarding previous knowledge students should have when entering the University, seem to be more related to the former selective process than the current one.
Description: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10570
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 23/11/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:PPGEDMAT - Mestrado profissional (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_ImpactosAdoçãoENEM.pdf1,9 MBAdobe PDFView/Open
PRODUTO_ImpactosAdoçãoENEM.pdf1,02 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons