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Título: Multimodalidade e design poliscópico aplicados ao jornalismo de moda : uma análise do Red Carpet Project.
Autor(es): Maia, Fernanda Camargo Guimarães Pereira
Orientador(es): Prado, Jan Alyne Barbosa
Palavras-chave: Jornalismo de moda
Metadados
Data do documento: 2018
Membros da banca: Prado, Jan Alyne Barbosa
Teixeira, Tattiana Gonçalves
Rodrigues, Hila Bernadete Silva
Referência: MAIA, Fernanda Camargo Guimarães Pereira. Multimodalidade e design poliscópico aplicados ao jornalismo de moda : uma análise do Red Carpet Project. 2018. 142 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo entender como o jornalismo especializado pode desenvolver diferentes perspectivas informativas sobre as tendências de moda, considerando o agenciamento das potencialidades e características dos ambientes digitais. Ao selecionarmos a visualização de dados intitulada The Red Carpet Project, ou o Projeto do Tapete Vermelho, produzida pelo jornal online New York Times como objeto de análise deste trabalho, entendemos que este representa um formato jornalístico multimodal e poliscópico. O formato visa apresentar os looks e as tendências de moda usados por celebridades para a premiação do Oscar ao longo de 19 anos. Percebemos que o formato constitui uma modelagem poliscópica que envolve a apresentação da informação por meio do emprego de diferentes modos semióticos, constituídos por relações estabelecidas entre imagens fotográficas e metadados descritivos. O formato faz uso das affordances do ambiente digital para produzir distintas perspectivas informativas, o que faz com que seja um exemplo de modelagem que envolve base de dados, metadados e formatos. Para cumprir com os objetivos da pesquisa, lançamos mão da perspectiva de análise da SF-MDA (Systemic Functional Multimodal Discourse Analysis) ou Análise funcional sistêmica do discurso multimodal. A SF-MDA observa sistemas semióticos diversos, ao propor uma anatomia das configurações multimodais a fim de entender os modos e recursos semióticos através do uso que fazem das materialidades, das formas ou formatos que assumem e dos discursos semânticos que produzem através das metafunções. Ao realizarmos uma coleta dos metadados, uma entrevista com o desenvolvedor do projeto e uma transcrição multimodal do produto, foi possível compreender como este se estrutura e agencia as affordances do ambiente digital para apresentar diferentes informações sobre as tendências de moda. A partir deste percurso, refletimos sobre as possibilidades de expansão do formato, ao buscarmos observar como novas perspectivas sobre tendências de moda podem emergir e expandir com o apoio dos dados e metadados, de forma a aumentar a sua densidade informativa.
Resumo em outra língua: This essay aims to understand how journalism can develop different informative perspectives about fashion trends, managing the potentialities and characteristics of digital environments. By selecting the data visualization produced by the New York Times online newspaper entitled The Red Carpet Project as the object of analysis in this essay, we understand that it represents a multimodal and polyscopic journalistic format. The format aims to present the looks and fashion trends worn by celebrities for the Oscar awards over 19 years. We perceive that the format constitutes a polyscopic modeling that involves the presentation of the information through the use of different semiotic modes that are formed by the relations established between photographic images and descriptive metadata. The format makes use of the affordances of the digital environment to produce different informative perspectives, which makes it an example of polyscopic modeling that involves database, metadata and formats. In order to fulfill the research objectives, we used the perspective of the SF-MDA or Systemic Functional Multimodal Discourse Analysis. SF-MDA observes several semiotic systems by proposing an anatomy of the multimodal configurations in order to understand the semiotic modes and the resources through their use of the materialities, the forms or formats they assume, and the semantic discourses they produce through metafunctions. By collecting metadata, interviewing the project’s developer and producing a multimodal transcript of the product, it was possible to understand how it is structured and manages the affordances of the digital environment to present different informations about fashion trends. Based on this trajectory, we reflect about the possibilities of expansion of the format, as we seek to observe how new perspectives about fashion trends can emerge and expand with the support of data and metadata, in order to increase the informative density of the format.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10569
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 28/11/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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