Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10371
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Marileny Aparecida-
dc.contributor.authorFerreira, Ana Cristina-
dc.date.accessioned2018-10-16T12:59:58Z-
dc.date.available2018-10-16T12:59:58Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMARTINS, M. A.; FERREIRA, A. C. Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 1, n. 2, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/412>. Acesso em: 16 jun. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn25266136-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10371-
dc.description.abstractO presente artigo tem como propósito analisar o potencial de um curso de extensão para o desenvolvimento profissional de professores e futuros professores de Matemática em uma perspectiva inclusiva. Esse estudo, de natureza qualitativa, é um recorte de uma pesquisa de mestrado e se insere no campo da Formação de Professores para uma Educação Matemática Inclusiva e utilizou: observação, questionário, diário de campo, gravações em áudio e vídeo dos encontros e registros produzidos pelos participantes aolongo do curso como fontes para a produção de dados. Os resultados evidenciam que o curso, além de sensibilizar os participantes em relação à Educação Matemática Inclusiva, contribuiu para a mobilização de saberes relacionados ao ensino de Matemática paraalunos com deficiência visual tanto em relação ao conteúdo matemático e sua didática, quanto relacionados à organização da classe e produção de materiais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEducação matemática inclusivapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectInclusive mathematics educationpt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.titleFormação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados pela Revista Educação Matemática Debate estão sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY-ND) que permite o compartilhamento do trabalho em qualquer suporte ou formato com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem modificação no original. Fonte: Revista Educação Matemática Debate <http://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 jun. 2018.pt_BR
dc.description.abstractenThe present paper has as purpose to analyze the potential of an extension course for the professional development of teachers and future mathematics teachers in an inclusive perspective. This study, of qualitative nature, is a cutting of a masterresearch´s, and it is inserted in the field of Teacher Education for Inclusive Mathematics Education and involved: observation, questionnaire, field journal, tape and video records from the meetings and produced by the participants involved like as sources of the datas production. The results show that, the extension course, as well as raising awareness in the participants with relation to the inclusive mathematics, contributed to mobilization of knowledge related to the teaching of mathematics of the students with visual impairments both in relation to the mathematical content and its didactics and related to the organization of the class and production of materials.pt_BR
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_FormaçãoProfessoresInclusão.pdf474,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.