Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10357
Título : O ensino de ciências nos anos iniciais com o aporte da literatura infantil.
Autor : Lana, Márcia Priscilla Castro
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Palabras clave : Letramento
Literatura infanto-juvenil
Ciências - ensino fundamental
Fecha de publicación : 2018
metadata.dc.contributor.referee: Bosco, Cláudia Starling
Maia, Cristina de Oliveira
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Citación : LANA, Márcia Priscilla Castro. O ensino de ciências nos anos iniciais com o aporte da literatura infantil.. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumen : A literatura é uma expressão artística que acompanha a história da humanidade. Ela foi difundida inicialmente de maneira oral e escrita em livros que possibilitaram sua ampla difusão entre adultos e crianças. O surgimento do gênero infantil para essa arte advém da valorização social da criança e de sua importância para a formação do sujeito adulto. A princípio houve uma adaptação dos contos clássicos para os pequenos leitores e posteriormente autores dedicaram-se a composição de textos exclusivos para essa faixa etária. A literatura infantil é um gênero textual que apresenta um caráter lúdico, atrativo e imaginativo e, por essa razão, muito utilizada por professores dos anos iniciais do ensino fundamental para auxiliar crianças na aquisição de habilidade leitora enriquecendo seu vocabulário. Por essa razão, os trabalhos relacionados a esse tipo de texto voltam-se com grande frequência para atividades de Língua Portuguesa dentro das escolas. Contudo seu uso pode ser amplo e irrestrito às outras disciplinas do currículo, como as ciências. Porém, apesar de suas características que se aproximam das competências para o ensino e aprendizagem de ciências ela é pouco utilizada em sala de aula como amplificador cultural nos processos de educação e alfabetização científica. Assim, este trabalho se propõe a descrever e avaliar o processo de ensino e aprendizado de ciências por meio da literatura infantil nas séries iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública da Rede Municipal de Mariana que teve a participação de alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental. Os registros analisados são provenientes de gravações em áudio e vídeo, diários de campo e atividades escritas pelas crianças participantes da oficina. Os turnos de falas foram separados a fim de demonstrar pela análise microgenética as transformações nas falas que demonstrem a ludicidade, criatividade e imaginação próprias da literatura infantil e que foram importantes para a aprendizagem de ciências. Essa característica imaginativa da literatura é propícia para a aprendizagem dessa disciplina que em muitos conteúdos requer a abstração para compreensão dos fenômenos naturais. E a literatura de Monteiro Lobato mostrou-se um complemento importante para esse viés simbólico. Como a particularidade dos Mestrados Profissionais é a elaboração de um produto didático, propõe-se a elaboração de uma oficina que visa a inclusão da literatura infantil no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos científicos. Essa oficina elaborada para os anos iniciais do ensino fundamental pode ser adaptada para outros níveis de ensino.
metadata.dc.description.abstracten: Literature is an artistic expression that accompanies the history of humanity. The emergence of the infantile genre for this art comes from the social valorization of the child and its importance for the formation of the adult subject. The children's literature is a textual genre that presents a playful, attractive and imaginative character and, for this reason, is much used by teachers from the early years of elementary school to help children acquire reading skills by enriching their vocabulary. For this reason, the work related to this type of text turns very frequently to activities of Portuguese Language within the schools. However, its use can be broad and unrestricted to other disciplines of the curriculum such as the sciences. However, despite its characteristics that approximate the competences for the teaching and learning of sciences, it is little used in the classroom as a cultural amplifier in the processes of education and scientific literacy. Thus, this paper aims to describe and evaluate the process of teaching and learning science through children's literature in the early years of Elementary School in a public school of the Municipal Network of Mariana that had the participation of students of the third year of Elementary School . The analyzed records come from audio and video recordings, field diaries and activities written by the children participating in the workshop. The speech shifts were separated in order to demonstrate by microgenetic analysis the transformations in the speeches that demonstrate the playfulness, creativity and imagination proper to children's literature and that were important for the learning of sciences. This imaginative feature of literature is conducive to the learning of this discipline which in many contents requires abstraction for understanding natural phenomena. As one of the peculiarities of the Professional Master's is the elaboration of a didactic product, it was chosen the elaboration of a proposal of a workshop that aims at the inclusion of children's literature in the process of teaching and learning of scientific contents. This workshop designed for the early years of elementary education can be adapted to other levels of education.
Descripción : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10357
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora, em 04/10/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece en las colecciones: MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_EnsinoCiênciasAnos.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_EnsinoCiênciasAnos.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons