Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10341
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorViana, Marger da Conceição Venturapt_BR
dc.contributor.authorSodré, Aline Amanda Sousa Lopes-
dc.date.accessioned2018-10-09T18:27:32Z-
dc.date.available2018-10-09T18:27:32Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSODRÉ, Aline Amanda Sousa Lopes. Investigando uma sequência didática sobre juros compostos para a formação em educação financeira de alunos do ensino médio. 2018. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10341-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa tem como objetivo investigar como uma sequência didática pode contribuir para o ensino e a aprendizagem do conceito de juros compostos na formação em Educação Financeira de alunos do Ensino Médio. A investigação está baseada na Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau e em resultados de pesquisas de educadores matemáticos sobre a Educação Financeira. Participaram da pesquisa 19 alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola privada de Contagem, Minas Gerais. Foi elaborada e aplicada uma sequência didática sobre juros compostos visando à formação em Educação Financeira dos alunos participantes da pesquisa. A análise de dados, baseada na fundamentação teórica adotada, permitiu identificar as três principais contribuições dessa sequência didática: introdução ao universo do dinheiro para assumir posições sobre questões financeiras, apropriação de conhecimento para tomada de decisão crítica sobre questões financeiras e tomada de decisão sobre autonomia e posições críticas sobre questões financeiras na vida pessoal, familiar e social Este estudo gerou um produto educacional que consiste de um livreto no qual constam as principais ideias teóricas e as atividades da sequência didática que foram desenvolvidas e aplicadaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectMatemática - ensino médiopt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.titleInvestigando uma sequência didática sobre juros compostos para a formação em educação financeira de alunos do ensino médio.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 05/10/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeSilva, Amarildo Melchiades dapt_BR
dc.contributor.refereeTorisu, Edmilson Minorupt_BR
dc.contributor.refereeViana, Marger da Conceição Venturapt_BR
dc.description.abstractenThis research aims to investigate how a didactic sequence can contribute to the teaching and learning of the compound interest concept in Financial Education training of high school students. The research is based on Guy Brousseau's Theory of Didactic Situations and results of mathematics educators’ researches on Financial Education. It was carried out with 19 students from the 1st year of high school in a private school in Contagem, Minas Gerais, Brazil. A didactic sequence on compound interest was developed and applied aiming at the Financial Education training of the students participating in the research. The analysis of data based on the theoretical foundation allowed the identification of three main contributions of this didactic sequence: introduction to the universe of money to take positions on financial issues, knowledge appropriation for critical decision making on financial matters, autonomy decision-making and critical positions on financial issues in personal, family and social life. This study resulted in an educational product, a booklet, containing the main theoretical ideas and didactic sequence activities that were developed and applied.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_InvestigandoSequênciaDidática.pdf3,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_DesenvolvendoEducaçãoFinanceira.pdf960,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons