Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10242
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorHamdan, Juliana Cesário-
dc.date.accessioned2018-09-25T18:23:58Z-
dc.date.available2018-09-25T18:23:58Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationHAMDAN, J. C. Por uma sensibilidade objetiva : Tavares Bastos e a educação no Império. Cadernos de História da Educação, v.16, n.3, p.788-800, set./dez. 2017. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/40938>. Acesso em: 16 jun. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn19827806-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10242-
dc.description.abstractO texto a seguir foi escrito com Aureliano Candido Tavares Bastos a quatro mãos. Começou quando ele escreveu, em 1866, a lista de apontamentos que expressariam suas ideias sobre a instrução no Império, e continuou comigo, na condição de historiadora, por meio de uma determinada forma de operação historiográfica. Aqui, em 2017, reescrevi suas notas procurando recuperar que tipo de lógica, de pensamentos e de ideias poderiam estar sustentando os apontamentos feitos pelo político. Para esse objetivo, o texto foi escrito na primeira pessoa do singular, da mesma forma como foi escrito pelo autor, na maioria das vezes, quando faz referência a si próprio. Para além de uma atualização do discurso e da língua, trata-se de uma narrativa que pretende fazer emergir com maior força a presença do sujeito e colocar no nível mais imperceptível possível a presença do historiador ou ainda das categorias interpretativas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectManuscritos sobre educaçãopt_BR
dc.subjectProdução de presençapt_BR
dc.subjectManuscripts on educationpt_BR
dc.subjectProduction of presencept_BR
dc.titlePor uma sensibilidade objetiva : Tavares Bastos e a educação no Império.pt_BR
dc.title.alternativeFor an objective sensitivity : Tavares Bastos and education in the Empire.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados nos Cadernos de História da Educação são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original. Fonte: Cadernos de História da Educação <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 21 out. 2016.pt_BR
dc.description.abstractenThe following text was written with Aureliano Candido Tavares Bastos with four hands. It began when he wrote, in 1866, the list of notes that would express his ideas about instruction in the Empire, and continued with me, as a historian, through a certain form of historiographical operation. Here, in 2017, I rewrote his notes trying to recover what kind of logic, thoughts and ideas could be sustaining the notes made by the politician. For this purpose, the text was written in the first person singular, as it was written by the author, most of the time, when referring to himself. In addition to an update of discourse and language, it is a narrative that seeks to make the presence of the subject emerge with greater force and to place the presence of the historian or interpretive categories at the most imperceptible level possible.pt_BR
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SensibilidadeObjetivaTavares.pdf918,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.