Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10236
Título: Avaliação do curso de pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto : a ótica dos egressos.
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the pedagogy course of the Federal University of Ouro Preto : the optics of the grades.
Autor(es): Lucindo, Nilzilene Imaculada
Nunes, Célia Maria Fernandes
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Data do documento: 2018
Referência: LUCINDO, N. I.; NUNES, C. M. F.; ARAÚJO, R. M. B. Avaliação do curso de pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto : a ótica dos egressos. Revista Triangulo, Uberaba, MG. v. 11, n. 1, p. 74-86, jan./abr. 2018. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2546>. Acesso em: 16 jun. 2018.
Resumo: O trabalho apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia formados após a implantação do novo currículo estabelecido pela Resolução CNE/CP nº 1/2006 estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental; da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line para coletar os dados dos 145 egressos que se formaram entre 2012 e 2015. Os dados coletados foram tratados segundo a análise de conteúdo e a partir das respostas de 70 egressos identificamos que o conceito “bom” se sobressai ao avaliarem o projeto político pedagógico, o currículo e a condição material da instituição, mas há lacunas relativas à formação para atuar na Educação Infantil e na Gestão. Na visão de 62,8% a formação inicial os preparou para o mercado de trabalho e para melhorar o curso de Pedagogia, os egressos consideraram que se faz necessário rever o currículo.
Resumo em outra língua: The paper presents a research cut that aimed to investigate the professional function that the graduates of the Pedagogy course formed after the implementation of the new curriculum established by Resolution CNE / CP nº 1/2006 are exercising. This text evaluates the training offered in the course of Pedagogy of UFOP from the perspective of its graduates. The research of qualitative approach made use of documentary analysis; bibliographic research and field research that used an online questionnaire to collect the data of the 145 graduates who graduated between 2012 and 2015. The data collected were treated according to content analysis and from the responses of 70 graduates we identified that the "good" concept stands out when evaluating the pedagogical political project, the curriculum and the material condition of the institution, but there are gapsrelated to the training to work in Early Childhood Education and Management. In the view of 62.8% the initial training prepared them for the job market and to improve the course of Pedagogy, the graduates considered that it is necessary to review the curriculum.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10236
ISSN: 21751609
Licença: Os trabalhos publicados pela Revista Triângulo estão sob licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Triângulo <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 jun. 2018.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AvaliaçãoCursoPedagogia.pdf277,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.